terça-feira, 4 de outubro de 2011

Lei do silêncio, uma grande ideia. Nossos ouvidos agradecem




Poluição sonora: 22 notificações e uma prisão em flagrante em plantão


Do blog do Daniel Matos

Quarenta incursões em diversos pontos da capital, 22 notificações contra proprietários de estabelecimentos comerciais, entre bares e restaurantes, além de uma prisão em flagrante. Este foi o resultado do Plantão especial de repressão qualificada à poluição sonora realizado, neste fim de semana, em toda a Região Metropolitana de São Luís. A ação foi coordenada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital.
A iniciativa visa desenvolver ações de prevenção e repressão à poluição sonora e crimes relacionados a essa prática delituosa, como tráfico de drogas, comercialização de bebidas alcoólicas e prostituição infantil.
O plantão teve início, na sexta-feira (30), e se estendeu até o domingo (2), no horário compreendido entre as 20h e 4hs da madrugada em pontos estratégicos da capital, onde apresentam as maiores incidências criminais, de acordo com levantamento policial.
Foram alvos da fiscalização os Bairros de Fátima, Areinha, Coroadinho, Bom Jesus, Sacavém, Anil, Maiobão, Cidade Operária, Janaína, Santa Clara, Olho d’Água, Ponta d’Areia, Lagoa da Jansen, Litorânea, Monte Castelo, Madre Deus, Caratatiua, Vila Embratel e Anjo da Guarda.
Prisão
Em uma das localidades, na feira do Bairro do Bom Jesus, ficou constatado pelo perito criminal, integrante da equipe de fiscalização, ruído acima do permitido legal, chegando a 83 decibéis. O permitido, em localidades residenciais ou com vocação comercial são de 55 decibéis. Na ocasião, João da Cruz Santos foi preso em flagrante delito e toda a aparelhagem de som, instalada em seu veículo Fiat Strada, de cor vermelha, apreendida.
Jovelina Melo, vice-presidente da Associação de Bares e Lanchonetes do Viva Maiobão, esteve, nesta segunda-feira (3), na sede da Superintendência da Capital, na Secretaria de Segurança Pública, a fim de agradecer ao delegado Sebastião Uchôa, o trabalho da polícia. Ela aproveitou ainda, para firmar mais ainda a parceria da Polícia Civil com a comunidade no enfrentamento desses crimes.
“Nós proprietários das lanchonetes do Viva Maiobão estávamos incomodados com o barulho insuportável dos sons automotivos durante o fim semana, então ligamos para a polícia, que de imediato designou algumas viaturas para tomar as adotas as providências”, disse Jovelina.
Segundo o superintendente Uchôa, a Polícia Civil em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, a Blitz Urbana e a Guarda Municipal, darão continuidade aos trabalhos no próximo fim de semana em diversos pontos da capital.
“Vamos massificar a idéia do respeito ao próximo e à Lei do Silêncio trazendo assim uma diminuição considerável de ocorrências policiais que envolvem essa prática, promovendo assim a sensação de segurança a toda população”, disse o superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchôa.
Todo o planejamento estratégico da ação é montado segundo informações que são repassadas para polícia através do telefone 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), do Disque Denúncia (3223 5800) ou do próprio Plantão Especializado (3214-8652/8653), localizado na Delegacia de Costumes e Diversões Públicas.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário: