Com a estréia estadual do filme “Quebrando o Tabu”, do diretor Fernando Grostein Andrade, será aberto hoje, às 18h30, o 34º Festival Guarnicê de Cinema. A cerimônia de abertura acontecerá no Auditório Central do Campus Universitário do Bacanga, em São Luís. O festival acontecerá até sexta-feira (7), no Campus da UFMA (Itaqui-Bacanga). A entrada é gratuita.
O argumento do longa-metragem Quebrando o Tabu (80 minutos, 2011, classificação 18 anos) foi escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O documentário apresenta depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Anthony Papa, Ruth Dreifuss, Paulo Coelho, Drauzio Varela, Ethan Nadelmann. A produção é de Fernando Menocci, Silvana Tinelli e Luciano Huck.
O 34º Guarnicê é uma promoção da UFMA, via Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão. Tem patrocínio do Banco do Nordeste, Vale e Petrobrás (Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal) e apoio cultural do Foto Sombra, Prefeitura de Barreirinhas, Uimar Jr. Turismo, Rest. Feijão de Corda, Fundação Sousândrade, Ascom da UFMA e Rádio Universidade FM.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o âncora do filme. Na época em que era presidente da República, FHC disse que tinha menos consciência do tema que atualmente. "A violência não estava tão forte", afirmou. Fernando Henrique acreditava que erradicar a maconha seria o caminho ideal para combater o tráfico.
Promovido pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, com apoio de organizações públicas e empresas, o 34º Festival Guarnicê já está no site www.cultura.ufma.br
O 34º Festival Guarnicê de Cinema incentiva a realização de vídeos e filmes em curta, média e longa metragem no Brasil e fomenta ainda o aparecimento de novos realizadores. O Festival também difunde a produção do audiovisual nacional e favorece o intercâmbio entre países ibero-americanos e de língua portuguesa. O regulamento, inscrições, notícias, galeria de fotos e contatos estão disponíveis no site.
Constituído de mostras competitivas e não competitivas, o 34º Festival Guarnicê de Cinema aceita filmes na bitola 35mm e vídeos realizados no sistema NTSC em qualquer formato de captação. As mostras não competitivas serão realizadas em sistema itinerante e constituídas de vídeos e filmes em curta, média e longa metragem, convidados ou que não se enquadrem nos critérios da competição.
Concursos e Inscrição
A edição 2011 do festival manterá os concursos de Guarnicê de Filmes Longa Metragem; Guarnicê de Filmes Média e Curta Metragem; Guarnicê de Vídeos; Troféu Guarnicê para Telerreportagem, exclusivo às emissoras de televisão do Maranhão; Troféu Guarnicê para Comercial, destinado apenas às agências e produtoras de vídeos maranhenses e ainda os Troféus Guarnicê para Vídeo 1 Minuto e Videoclipe.
Poderão participar cineastas e videoastas brasileiros, ibero-americanos e de países da língua portuguesa. Cada participante poderá inscrever até dois filmes e/ou vídeos, de longa, curta e média metragem. Vale lembrar que a duração para Curta Metragem é de até 15 minutos, Média Metragem (16 a 59 minutos) e Longa Metragem (70 a 130 minutos). O festival tem tema livre. Não serão aceitos, de nenhuma forma, trabalhos que já competiram nas edições anteriores do Festival Guarnicê de Cinema.
Exigências e Orientações
O responsável pela inscrição deverá permitir a doação de uma cópia da sua obra audiovisual em mídia digital no formato DVD, por meio do preenchimento da Ratificação de Permissão à UFMA para incorporação ao acervo do Departamento de Assuntos Culturais. Para todos os trabalhos (filmes e vídeos), o responsável pela inscrição deverá enviar Declaração à coordenação do Festival informando que dispensa cobrança oriunda de direito autoral por parte do ECAD (Lei 9.610/98).
Essa declaração será assinada pelo autor da Trilha Sonora e o diretor da obra audiovisual. A inscrição do trabalho deverá constar de: a) Preenchimento da ficha de inscrição, tendo anexos fotos, releases, currículo em CD-ROM (extensão JPEG ou TIFF) para imagens com 300 dpi e para textos em Word para divulgação. Cada trabalho deve ser gravado em DVD, individual e identificado com nome, endereço, telefone e e-mail e Declaração dos Direitos autorais e Ratificação de Permissão.
Os trabalhos inscritos e seus anexos deverão ser entregues ou enviados por postagem à:
UFMA/PROEX/DAC - FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA
Rua Grande, 782 - Centro. CEP: 65020-250. São Luís/MA. Informações: 98 3231 2887 (Coordenação) - 3232 3901 (Secretaria) e 3221 0756 (Informática). Por e-mail: dac.audiovisual@ufma.br, Regulamento completo, acesse: www.cultura.ufma.br.
Revisão de texto: Késia Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário