domingo, 29 de maio de 2011

Prefeitura limpa monumentos com equipamento especial de alta pressão



A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Obras e Serviços (Semosp), realizou esta semana, na Praça Benedito Leite, a primeira etapa da limpeza em pontos turísticos, utilizando um equipamento especial de lavagem em alta pressão hidrotérmica. A iniciativa é mais uma medida adotada pelo projeto de revitalização do Centro Histórico da capital, desenvolvido pela Prefeitura, por meio do projeto “Aliança pelo Centro Histórico”.
O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, afirmou que a lavagem é apenas o início de uma série de intervenções do gênero, no centro histórico, e que alcançará praças, escadarias, ruas, casarões, entre outros prédios e monumentos. “Quem passar pela Praça Benedito Leite perceberá acentuada melhora e a população, que ama o Centro Histórico, assim como o turista, terá uma vista mais agradável deste monumento”, frisou Macatrão.
A Aliança pelo Centro Histórico tem o objetivo de implantar um sistema de gestão compartilhada (poderes público, privada e sociedade civil) para monitorar e realizar serviços urbanísticos, culturais, funcionais e sociais. Além da lavagem especial, outras ações agregarão ao projeto municipal, como iluminação artística de monumentos, apresentações culturais, limpeza periódica nas vias, disponibilização de lixeira e agentes de limpeza fixos nas 24 ruas do circuito, obras sociais e assistenciais.
O responsável pela empresa que faz a limpeza, Fábio Marques, explicou que a empresa atende todos os requisitos pra efetuar a atividade e exalta a capacidade do maquinário. “Trabalhamos com água quente, com produtos específicos para cada situação, com pressão entre mil e quatro mil libras, atendendo às normas do Iphan”, disse.
Esse mesmo equipamento utilizado em São Luís (máquinas da marca Kasher) já fizeram trabalhos similares no Cristo Redentor, Colunas de Roma e no Monte Rushmore, nos Estados Unidos, entre outros pontos turísticos mundiais.

O Centro Histórico tem 107 mil metros quadrados de área urbana tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, envolvendo cerca de 1.200 edificações, constituindo-se no mais extenso e valioso conjunto de arquitetura colonial portuguesa do século 19.
Ações – Existem outras ações da Setur produzidas especificamente para melhorar e movimentar o Centro Histórico, como o projeto “Cores de São Luís”, que já teve sua ordem de serviço assinada, visando à recuperação de todo o quadrilátero da Feira da Praia Grande, com pintura, recuperação da cobertura e das instalações elétricas e hidrossanitárias, melhorias de calçamento, iluminação cenográfica, exposição de placas de sinalização e posto de informações turísticas.

Nenhum comentário: