domingo, 29 de maio de 2011

Projeto de revegetação do Rio Preguiças será lançado

Projeto de revegetação do Rio Preguiças será lançado



O projeto Revegetação das Nascentes do Rio Preguiças, iniciativa do Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), será lançado terça-feira (31), às 10h, no salão de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em São Luís.

Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, o projeto vai criar condições de elevação do lençol freático, estancar o processo de degradação e assegurar a perenidade do Rio Preguiças, além de promover ações de educação e gestão ambientais.

O Inagro é a instituição responsável pela concepção e realização do projeto, que será desenvolvido nas nascentes do Rio Preguiças, na divisa dos municípios de Santana do Maranhão, Barreirinhas e Santa Quitéria.

Para a solenidade, terça-feira, estão convidados profissionais ligados à Educação Ambiental com foco na conservação de recursos naturais, especialmente, autoridades federais, estaduais e municipais, especialistas, professores e estudantes universitários, secretários de estado e municipais, políticos e a gestora do projeto Thais Dutra, responsável pelos Programas Ambientais da Petrobras no Rio de Janeiro.

De acordo com o coordenador do projeto, engenheiro Agrônomo Francisco Soares, serão desenvolvidas ações como: construção de um viveiro de mudas, produção de 43 mil mudas de espécies nativas, construção de oito quilômetros de cercas, plantio de 40 mil mudas em uma área de 35 hectares, realização de três treinamentos evidenciando a educação ambiental e dois seminários para divulgar o Projeto.

As espécies nativas a serem usadas na revegetação são arbóreas. “A área ficará sem a presença de animais domésticos e a vegetação herbácea cobrirá totalmente o solo, protegendo o mesmo contra a erosão”, afirmou Francisco Soares.

Durante a vigência do projeto, o Inagro manterá um técnico de nível médio, da área de ciências agrárias residindo na área das nascentes do Rio Preguiças para acompanhar a implantação as etapas das ações. O projeto contará com a parceria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) que disponibilizará os seus professores e pesquisadores para contribuírem com os seus conhecimentos no desenvolvimento sustentável das ações a serem realizadas.

Nenhum comentário: