terça-feira, 3 de agosto de 2010

129 navios atracaram nos portos de São Luís em julho


O Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra o Porto do Itaqui, o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale) e o Porto da Alumar, movimentou 129 navios mercantes no mês de julho deste ano. Os dados são da empresa de praticagem Pratimar, que monitora diariamente o tráfego de embarcações na Baía de São Marcos.

Considerando a movimentação de navios nos primeiros sete meses deste ano, o mês de julho apresentou o melhor desempenho. Foram 120 navios em janeiro, 117 em fevereiro, 115 em março, 105 em abril, 118 em maio e 115 em junho. No total, já atracaram no CPSL 819 navios de janeiro a julho, de acordo com dados da praticagem. O resultado deste ano é menor do que o registrado de janeiro a julho do ano passado, que computou 844 navios mercantes (variação de 2,96%).

Voltando à movimentação de navios no CPSL em julho deste ano, o Porto do Itaqui registrou 55 embarcações, o melhor desempenho do período. Nos cinco atracadouros do Itaqui, o Berço 106 apresentou o melhor desempenho, com 17 navios, seguido pelo Berço 104, com 16 embarcações. Os dois atracadouros são utilizados, em geral, para cargas e descargas de derivados de petróleo.
Ainda em relação ao Itaqui, destaque para o Berço 101, que movimentou 10 navios mercantes. O Berço 102 registrou nove atracações, enquanto o Berço 103 computou apenas três navios. Os três atracadouros compõem o chamado cais sul, utilizado para movimentação de carga geral, fertilizantes e grãos agrícolas, além de gás liquefeito de petróleo (GLP).

O TPPM movimentou em julho 52 navios mercantes, o segundo melhor desempenho do CPSL no período. Foram 19 embarcações no Píer III/Sul e 13 no Píer III/Norte, enquanto o Píer I registrou 13 atracações. Já o Píer II, localizado na área do Porto do Itaqui, que o denomina Berço 105, registrou apenas sete embarcações no período. A movimentação de carga da Vale predominante é de minério de ferro e de soja.

O Porto da Alumar, com dois atracadouros em operação, movimentou 22 navios em julho deste ano, sendo 11 em cada um. A metalúrgica opera em seu cais, em geral, embarques de bauxita, coque, carvão, alumina e soda cáustica, além de descarga de maquinários, insumos industriais e óleo combustível – outrora transportado à usina por via rodoviária e ferroviária.

Estadia – Considerando o total de navios registrados no mês de julho (31 dias) no CPSL, o tempo médio de operação de cada embarcação ficou em 2,34 navios/dia. O Porto do Itaqui, com o maior número de navios atracados no período, apresentou uma estadia média de 1,77 navio/dia. Já no TPPM, com 52 embarcações registradas no período, a taxa de estadia ficou em 1,67 navio/dia, enquanto o tempo médio de estadia no Porto da Alumar ficou em 0,7 navio/dia.

Quanto ao desempenho do CPSL em relação ao mesmo período do ano passado, a movimentação de navios apresentou uma ligeira alta. Em julho de 2009 foram registrados 127 navios mercantes, contra 129 em julho de 2010 (variação de 1,55%). Em relação ao mês de junho, segundo os dados da Pratimar, que computou 115 navios, o comparativo com o desempenho de julho revelou uma variação de 10,85% no total de embarcações.

Números

55 Navios atracaram no Porto do Itaqui em julho
52 Navios atracaram em Ponta da Madeira em julho
22 Navios atracaram no Porto da Alumar em julho

Nenhum comentário: