sexta-feira, 9 de julho de 2010

São João fora de época na Lagoa


A Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês dá a largada hoje, às 19h, para mais uma edição do Maranhão Vale Festejar, projeto patrocinado pela Vale e que este ano acontecerá na Lagoa da Jansen, no mesmo local onde estava montado o Arraial da Liga Independente do Bumba-Meu-Boi do Maranhão. A festa será realizada até o dia 1º de agosto, de sexta-feira a domingo.

Ao longo da temporada o “São João fora de época do Maranhão”, diversas manifestações folclóricas estarão se apresentando, entre grupos de bumba-meu-boi, quadrilhas, danças portuguesas, cocos e cacuriás, além de artistas maranhenses.

O espaço já está decorado com barracas juninas e atrai, principalmente, a atenção dos turistas que visitam a capital nesta época do ano. Segundo Giovanni Dumont, turista do Rio de Janeiro que permanecerá em São Luis, de férias, até o fim do mês, a expectativa para o evento é grande. “Estava programado para vir ao Maranhão no mês de junho, mas acabei tendo um problema e só pude vir agora. Mas me animei quando soube que aqui no Maranhão também tem São João no mês de julho”, disse o visitante.

Programação-Hoje, na estréia, vão se apresentar o Tambor de Crioula da Fé em Deus, Dança Portuguesa Esplendor de Miranda, Boi de Upaon-Açu, Boi de Leonardo, Boi da Floresta, bois da Madre Deus, Barrica e Maioba. Um dos pontos altos da primeira noite será a chegada do “Encontro de Miolos”, que reunirá “miolos” (pessoas que dançam debaixo do boi nas apresentações dos grupos de bumba-meu-boi) de diferentes grupos, vindos da Praia Grande. Os grupos vão se concentrar na Praça Deodoro e seguirão em cortejo pelo centro de São Luís, para depois marcarem presença no Maranhão Vale Festejar.

Amanhã, a festa terá continuidade com a Quadrilha Flor do Amor da Estiva, Coco Pirinã, Grupo Piaçaba, Boi da Fé em Deus, Boi Mocidade de Rosário, Dança do Lelê, Boi de São José de Ribamar, Boi de Nina Rodrigues e Boi de Maracanã. Domingo, a programação terá início com a Banda do Bom Menino e prosseguirá com a apresentação dos amos da Ilha, seguidos do grupo Sotaque, Boi de Axixá, Boi de Santa Fé, Boi de São Simão, Boi Brilho da Ilha e Boi da Pindoba.

“O Boi da Maioba encara o Vale Festejar de várias formas. Primeiro, é uma alternativa para o turista em julho. Período de grande número de visitantes. O segundo ponto positivo é porque uma forma mercadológica para os grupos, pois hoje são poucas pessoas que contratam. Por outro lado, a Ilha de São Luís respira bumba-meu-boi o ano inteiro e temos um público garantido no mês de junho, para matar a saudade do São João. O bumba-boi está no sangue de cada um de nós”, disse José Inaldo, presidente do Boi da Maioba.

Nenhum comentário: