quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Píer IV Norte realiza primeiro teste com carga. O minério de ferro que chega ao porto da Vale em São Luís é transportado diariamente pelo maior trem de minério de ferro do mundo


Os testes de comissionamento no projeto S11D Offshore seguem a todo vapor. Na última segunda-feira (26), foi realizado o terceiro teste no Píer IV Norte, desta vez com carga. Para essa etapa, o minério foi enviado pela recuperadora RP 06 do novo pátio de estocagem, que integra o projeto S11D Onshore – de ampliação da estrutura portuária “em terra”. Agora, o Terminal portuário S11D está a um passo de poder carregar dois Valemax com minério de ferro simultaneamente.
O primeiro teste, realizado no final de agosto, foi para avaliar o sistema de atracação de navio. O segundo, no início de setembro, para aferir se o sistema de amarração de navios está de acordo com o projetado. Já esse terceiro teste serviu para avaliar todo o sistema de carregamento de navios, partindo dos pátios de minério, passando pelos transportadores, até chegar aos carregadores de navio.
Segundo o líder dos Projetos S11D Porto, Jorge Candreva, esse teste funcional garantiu operar toda a rota do minério no porto, desde os pátios de estocagem, a recuperação do minério, o transporte do sistema de transferência para embarque, a 6ª linha de embarque e o carregador de navio. “Os testes oficiais com carga serão realizados em outubro, com o carregamento de três navios de classe VLOC, utilizando os dois carregadores de navios (CN-3 e CN-4)”, comentou.

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O maior trem de minério em operação regular do mundo


Este é o maior trem de minério de ferro trabalhando diariamente no mundo. Ele é tracionado geralmente por três locomotivas GE ES58ACi ou EMD SD80ACe, ou quatro locomotivas GE Dash ou EMD SD70M. Transporta minério através da Estrada de Ferro Carajás no estado Pará até o Terminal de Ponta da Madeira em São Luís no estado do Maranhão.

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