segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O fator Eduardo Braide.

A vitória, ainda parcial de Eduardo Braide, representa o grito de uma parte expressiva da população




Com uma campanha modesta e com pouco espaço de televisão mas com um carisma gigantesco, O candidato Eduardo Braide (PMN) enfrentará neste segundo turno a força poderosa das duas maiores máquinas administrativas do estado, a prefeitura de São Luís e o governo do estado, estas duas forças porém, não têm o que Eduardo Braide tem de sobra, a simpatia e um trabalho honesto e limpo na política. O desafio maior, portanto, não será vencer as eleições apenas, mas manter um bom diálogo com o governador após as eleições. Flávio Dino por outro lado irá precisar de Eduardo Braide para mostrar serviço na capital, sem a qual não obterá êxito nas eleições estaduais já que o seu governo foi derrotado nos maiores colégios municipais do estado.

O apoio das redes sociais

Além da performance impecável nos debates, Eduardo Braide contou com o apoio das redes sociais que enxergou nele o que faltava nos outros candidatos: preparo técnico e desenvoltura capaz de fazer o que São Luís precisa e que foi deixado de lado pelo atual e pelos últimos gestores, sem falar de seu bom relacionamento político até com seus adversários.


Cultura

Eduardo Braide, nos debates, demonstrou uma grande preocupação com a cultura da cidade que foi desprezada pelo atual gestor  que além de ter cancelado o carnaval em seu primeiro ano, sempre tratou o bumba-meu-boi e o tambor de crioula como coisas do demônio e isso pesou na decisão dos adoradores da cultura do estado. Em contrapartida, o dinheiro da cultura era desviado para pagar gordos cachés a pastores evangélicos que vinham do sudeste a peso de ouro, promover comício gospel para os incautos. O prefeito Edivaldo Holanda deve saber que religião é importante porém o país é laico. A religião dele não pode e não deve ser patrocinada pelo povo. O dizimista é ele e não o povo. O famigerado Pastor Marco Feliciano, esteve em São Luís por duas vezes em um único mês, patrocinado pelo povo de São Luís com o dinheiro da Prefeitura. Isso é um absurdo.


São Luís como cidade portuária

Outro  fator relevante nos discursos do futuro prefeito Eduardo Braide é a valorização do complexo portuário da capital que tem sido desprezado pelos últimos prefeitos que têm dado pouca ou nenhuma importância a ele. Um porto com o potencial do Itaqui oferece inúmeras possibilidades de geração de renda e emprego à população.

Saúde

Ficou claro para a população que São Luis está enferma e a menos que haja uma intervenção eficaz, logo estará em estado terminal. Os hospitais não têm sequer material cirúrgico, de limpeza ou conservação. A fila degradante de  marcação de consulta chega a ser humilhante. Quem conhece o trabalho de Eduardo Braide como deputado, sabe que isso é uma coisa que o incomoda demais pois ele sempre atuou conseguindo emendas para melhorias nesse setor.

Educação 

A educação da capital é outro ponto que preocupa o deputado Eduardo Braide. Com tanta falta de investimento não poderia ser diferente. As escolas estão sem professores, os poucos que tem, não conseguem tempo para investirem em qualificação por conta dos baixos salários eles são obrigados a  enfrentar uma carga horária exaustiva para conseguirem sobreviver da profissão. As creches prometidas, não saíram do papel com a desculpa da crise nacional, mas o povo sabe que os interesses pessoais e religiosos do prefeito atual não conhecem a palavra crise.


Transporte

A falácia do transporte de qualidade não convenceu o povo de São Luís, pois o que vimos até agora foi falta de segurança nos coletivos, assaltos, poucos ônibus com o  prometido ar condicionado, alguns deles rodando de janelas abertas fora dos horários de pico, com a desculpa de que a ordem da empresa é só ligar o ar condicionado em horário de pico. E não se iludam; terminadas as eleições será assim mesmo, tudo no calor e o preço da passagem sofrerá aumento sim, ou seja, o povo pagará mais caro por um serviço prometido e mal prestado.

Enfim, a aposta do povo da ilha rebelde em Eduardo Braide é fruto de uma soma de fatores que afligem a população desde muito tempo. Promessas não cumpridas, má gestão e descaso com o patrimônio histórico, com o turismo, etc.
Eduardo Braide tem atuado de forma efetiva na cobrança de serviços relevantes como as obras da BR 135, a reforma e ampliação do aeroporto de São Luís e também com a compra de equipamentos de saúde. Tudo isso fez de Eduardo Braide o candidato sensação, sensação de esperança em dias melhores, vinda de um gestor ficha limpa, experiente e comprometido com as ansiedades do povo.

Nenhum comentário: