segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Obras da Avenida IV Centenário se mantêm em ritmo acelerado

Nova via contribuirá para melhoria da mobilidade urbana na capital maranhense, ligando a Camboa à Avenida dos Franceses.

 
Foto: Flora Dolores
Operários trabalharam ontem para garantir conclusã
As obras da Avenida IV Centenário, em São Luís, seguem em ritmo acelerado, com mais de 95% dos serviços concluídos. Com o término da obra, a avenida contribuirá para melhoria da mobilidade urbana na capital maranhense. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). A previsão é de que seja entregue à população no fim de novembro e, para que dê tempo, operários têm trabalhado de domingo a domingo na conclusão dos serviços.
A construção da Avenida IV Centenário faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Rio Anil e está orçada em R$ 31 milhões. A nova via da capital maranhense começa na Avenida Camboa, estendendo-se até a dos Franceses. A obra tem aterro hidráulico, um elevado de 1.090 metros de extensão e cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, outro na Camboa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus.
Mais de 100 operários estão trabalhando diuturnamente na execução da obra. Atualmente, estão sendo realizados os serviços de concretagem do elevado que forma a avenida. Essa atividade faz parte da chamada obra de arte especial. Após o término dessa atividade, será possibilitada a livre passagem ao longo da via, o que facilitará o trânsito de caminhões, carretas, tratores e outros veículos pesados que estão trabalhando no local.
Em seguida, serão realizadas as obras de arte comuns ou correntes, que devem ser iniciadas nas próximas semanas. Essa parte inclui a realização da drenagem superficial, pavimentação, iluminação e colocação dos guarda rodas (muretas de proteção) ao longo da avenida e também em parte do viaduto que se liga com a dos Franceses.

Benefícios - O novo corredor rodoviário desafogará o trânsito das avenidas Luiz Rocha e Getúlio Vargas, criando mais uma alternativa de acesso à Beira-Mar e à Ponte Bandeira Tribuzi. A Avenida IV Centenário tem 3,8 quilômetros de extensão e duas pistas divididas em duas faixas de rolamento, travessia de pedestres nos dois lados da avenida e ciclovia. Além dos encaixes, há um trecho em aterro hidráulico e outro de 1.090,00 metros em elevado e pontes.
Além da avenida, o PAC-Rio Anil abrange obras de saneamento básico, urbanização, habitação de interesse social, regularização fundiária e acompanhamento social das famílias beneficiadas. O projeto prevê a construção de 2.720 unidades habitacionais e melhoria de 7.500 residências nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha, Ivar Saldanha e Vila Palmeira. Já foram entregues 520 unidades, beneficiando famílias que foram removidas das palafitas.

Mais


O projeto também envolve o trabalho de regularização fundiária nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Vila Cristalina. Cerca de 10 mil famílias serão beneficiadas, uma média de 60 mil pessoas. O projeto prevê ainda a construção de equipamentos urbanos como praças, quadras esportivas, creches e postos policiais e de saúde.

Nenhum comentário: