sexta-feira, 2 de maio de 2014

Praias e Centro Histórico foram opções de lazer no Dia do Trabalho

Foto: Flora Dolores
 
Grande movimentação de pessoas
 
Ontem, feriado de Dia do Trabalho, muitas pessoas aproveitaram a folga para ir às praias de São Luís, mesmo com o céu nublado e possibilidade de chuva durante todo o dia. No Centro Histórico, um grupo de turistas de Belém, no Pará, visitou pontos turísticos da Praia Grande na manhã de ontem.
Mesmo sem sol, centenas de pessoas aproveitaram para tomar banho de mar ontem nas praias do Olho d'Água, Calhau e São Marcos. Muitos esportistas também aproveitaram o feriado para praticar caminhada, andar de bicicleta, patins e skate ao longo do calçadão da Avenida Litorânea.
Nas praias, campeonatos de bairros reuniram na areia jogadores de futebol e torcidas. Um deles foi a competição promovida pelo empresário Pedro Pereira. Os times MBM e SampDoria, ambos formados por moradores da Liberdade, foram os finalistas do campeonato que se encerrou ontem.
"Esse foi o quarto ano do campeonato, que começou em fevereiro e acaba hoje. Os jogos vão acontecendo conforme a maré estiver baixa. Por isso, a final coincidiu com o feriado do Dia do Trabalho. Mas em todos os jogos sempre tem essa multidão acompanhando", disse o empresário Pedro Pereira.

Imprópria - Além dos esportistas, muitos pais levaram seus filhos para brincar na praia do Olho d'Água ontem. Essa é uma das praias que está imprópria para banho, segundo os laudos de balneabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema). Além da praia do Olho d'Água, também estavam impróprias as praias de São Marcos, Calhau e do Meio.
Mesmo com a água do mar imprópria para banho no Olho d'Água, muitas pessoas não se importaram com o risco à saúde. Um exemplo foi a professora Laís Silva Moraes. "Geralmente, trago eles [filhos] na praia no dia que não tem aula. Hoje [ontem], não foi diferente", afirmou.

Centro Histórico - Na Praia Grande, muitos turistas aproveitaram para conhecer as ruas estreitas e os casarões coloniais de São Luís na manhã de ontem. Um dos grupos que estava no local ontem foi o de 49 pessoas de Belém, todos da melhor idade.
O grupo que chegou à capital maranhense na quarta-feira (30) e só deve retornar ao Pará no domingo, dia 4, veio a São Luís para participar de uma convenção do Lions Clube. Antes de a programação do evento começar, os visitantes aproveitaram para conhecer a cidade visitando locais como a Rua Portugal, onde há sobrados com fachadas adornadas por azulejos portugueses.
A guia turística do grupo, Ediara Costa, ressaltou que não visitava São Luís havia três anos e ficou impressionada com o que encontrou dessa vez. "Fiquei admirada de ver tantos prédios lacrados e abandonados. Mas coisas assim sempre acontecem na parte histórica das cidades. Os proprietários e os governos esquecem que o que atrai o turista é o centro histórico. Mas, pelo menos, a parte da limpeza está boa", disse.

Nenhum comentário: