sexta-feira, 2 de maio de 2014

Petrobras encontra gás e petróleo no município de Senador Alexandre Costa

Descoberta já foi comunicada à ANP e ocorreu em poço na área do município maranhense em que, desde fevereiro, a estatal realiza campanha exploratória.

 
 
A Petrobras encontrou petróleo e gás em poço localizado no município maranhense de Senador Alexandre Costa, onde desenvolve campanha exploratória desde o mês de fevereiro. A descoberta foi comunicada à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Novos estudos deverão ser feitos pela petroleira para confirmar ou não a comercialidade da descoberta.
O poço, localizado no povoado Lagoa do Meio, próximo da sede do município de Alexandre Costa, integra o bloco PN-T-86, operado pela Petrobras (40% de participação). Também participam da concessão as empresas Vale (20%) e BP Energy do Brasil (40%).
O bloco desse primeiro poço exploratório está situado numa área de 3.064,71km² da Bacia do Parnaíba e abrange, além de Senador Alexandre Costa, os municípios de Gonçalves Dias, Dom Pedro, Presidente Dutra e Graça Aranha.
O bloco em que foram encontrados indícios de petróleo e gás foi arrematado na Nona Rodada de Licitações da ANP, realizada em novembro de 2007. À época, o consórcio de empresas formado pela Petrobras, Devon e Vale o arrematou com bônus de assinatura no valor de R$ 201 mil. Anos depois a Devon vendeu sua participação à BP Energy.
Nessa concessão, foram adquiridos 1.390 km de sísmica 2D e 6.843 km de aerolevantamento gravimétrico. Também foram coletadas cerca de 3 mil amostras para levantamento de geoquímica de superfície e está iniciando a perfuração de poço exploratório, além de outras atividades complementares de interpretação exploratória.
De acordo com o contrato de concessão, o consórcio (Petrobras, Vale e BP Energy do Brasil) que arrematou o bloco BT-PN-3 na Bacia do Parnaíba se comprometeu a perfurar pelo menos um poço exploratório no período de junho de 2013 a março de 2014, o que foi feito.

Riqueza - O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, afirmou que essa descoberta da Petrobras comprova a riqueza do subsolo maranhense, que, além de petróleo e gás, tem outros minerais preciosos. "Existem muitos minerais a serem ainda descobertos no nosso estado", disse.
Ricardo Guterres voltou a destacar a potencialidade da Bacia do Parnaíba, região que hoje faz do Maranhão um dos maiores produtores de gás natural no país e de geração de energia térmica a partir dessa fonte.

Nenhum comentário: