terça-feira, 15 de abril de 2014

GTA dá início ao 9º curso de operações aéreas em São Luís


Dos 78 inscritos, 33 passaram em seletivo e vão participar da etapa de treinamento.


Foto: Biné Morais
Participantes assitem a aula inaugural
Trinta e três homens, entre policiais militares, civis, bombeiros e guardas municipais, participaram ontem da aula inaugural do 9º Curso de Operações Aéreas, realizado pelo Grupo Tático Aéreo do Maranhão. A cerimônia da aula inaugural foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama, e além dos alunos, teve a presença do secretário adjunto de Inteligência e Ações Estratégicas, Laércio Costa; do coordenador-geral do GTA, Delcimar Araújo; do comandante da Capitânia dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra Marcos Tadashi Hamaoka, entre outros.
De acordo com o capitão Anselmo Azevedo, coordenador adjunto do GTA, o curso terá de 45 a 60 dias de duração e capacitará policiais e demais agentes de segurança no que há de mais avançado no país em operações aéreas. "O GTA é referência nacional, por isso formamos profissionais de segurança em todo o Brasil. O que um policial do GTA faz, outro não faz", afirmou o capitão.

Conceituado - O treinamento com o grupamento do Maranhão é um dos mais conceituados no país e oferece capacitação e aprimoramento técnico dos integrantes do Sistema de Segurança Pública para atuarem como operadores de equipamentos especiais nas unidades áreas de policiamento. Tanto que, entre os alunos, existe gente não só do Maranhão, mas também dos estados do Amazonas, Paraná, Acre, Piauí, Tocantins e Pará.
Durante as aulas, serão abordados temas como Instruções Rústicas, Salvamento Aquático, Tiro Embarcado, Técnica de Abordagem, Defesa Pessoal, Tiro Tático, Patrulha Urbana e Rural, Noções de Sobrevivência em Área de Selva, Técnica de Armamento e Munição Não-Letal, Rapel em Edificações e Aeronaves, Técnica de Primeiros Socorros, Resgate, Armamento e Tiro, dentre outras. "Ao longo da minha formação, eu conheci o GTA e fiquei apaixonado pela forma como eles trabalham, além disso, vi uma oportunidade de buscar uma qualificação melhor", explicou o tenente Flávio Fonseca, que afirmou estar preparado para enfrentar a jornada extenuante que será cobrada durante os dias do curso.
O comandante Delcimar Oliveira, coordenador-geral do GTA, ressaltou o treinamento árduo que é realizado para os alunos, o que transforma o grupo maranhense em referência nacional.
Segundo o comandante, foram 78 inscritos para essa edição do curso, que ofereceu 35 vagas, contudo apenas 26 conseguiram se qualificar, após passarem nos testes preliminares, e vão prosseguir, junto com sete profissionais de segurança de outros estados. Desses, segundo uma previsão, uma média de 15 a 20 conseguirão concluir o treinamento.

Números


78 inscritos
33 alunos iniciaram o curso
45 a 60 dias de treinamento

Nenhum comentário: