terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Bloco Confraria do Copo é sucesso pelas vias do circuito de Carnaval da ilha

Confraria da folia no Carnaval


Bloco Confraria do Copo, é sucesso pelas vias do circuito de Carnaval na Madre Deus e se prepara para a folia momesca.


Foto: Divulgação
O bloco Confraria do Copo é um dos mais agitados

No centro de São Luís, um dos blocos considerado preferidos pelos foliões é o Confraria do Copo, que todos os anos, além do cortejo no circuito carnavalesco, realiza bailes no meio da rua. O bloco foi fundado na Rua Caminho da Boiada, por um grupo de amigos. A comunidade já está na concentração para participar dos cortejos e dos bailes populares promovidos pela agremiação durante a folia. O primeiro baile acontecerá no dia 28, às 19h, em frente à sede do bloco (Caminho da Boiada, Centro).
Segundo Márcio Santos, relações públicas da agremiação, a banda está ensaiando em estúdio localizado na Praça da Alegria (Centro), liderada pelos vocalistas Carlão, Dudu e Andinho. A convidada especial é a cantora Vanessa Furtado. São eles que animam os bailes e as apresentações em diversos eventos de pré-Carnaval. A Confraria do Copo este ano está prestando uma homenagem a Diego Brito, um dos fundadores e participantes ativos na organização e desenvolvimento do bloco.
"Diego era muito conhecido de todos da Confraria (principalmente daqueles da ala mais jovem). Ele se identificava com todo mundo pelo seu jeito alegre e comunicativo. Faleceu em 2013, em um acidente de automóvel, aos 33 anos, e nos deixou muitas saudades", disse Márcio Santos.
O bloco integra o grupo de agremiações carnavalescas da categoria blocos alternativos. Em média, se apresenta com 15 músicos, além dos vocalistas. No Carnaval, desfila pelas ruas da Madre Deus, arrastando pelo menos 2.500 foliões vestidos com o abadá e o boné, tudo personalizado, bem como uma sacola, também personalizada. Seus bailes populares costumam reunir centenas de pessoas em um trecho da Rua Caminho da Boiada o qual é fechado exclusivamente para os eventos. O público se diverte até altas horas da madrugada, ao som da banda e dos convidados. "Realizamos um baile popular e familiar, ao mesmo tempo, pois conseguimos reunir a comunidade que lá reside e também pessoas de outros bairros”, frisa Márcio Santos.

Tradição - Como alegoria, o bloco conduz à frente do cordão um boneco gigante, confeccionado em isopor e outros materiais sintéticos, medindo dois metros e meio. O boneco simboliza a figura caricata de um degustador de cerveja. Segundo Santos, os abadás e outros acessórios para este Carnaval já podem ser adquiridos na sede do bloco. A vestimenta imprime um colorido todo especial ao bloco e garante acesso aos cortejos na Madre Deus dentro do cordão.
Na próxima quinta-feira, às 21h, a Banda da Confraria estará na Choperia Fernando (Anjo da Guarda), para participar da festa Butiquim do Cruz, ao lado dos grupos Apoteose, Xavecada e do cantor Fábio, da banda Sambaceuma. Este será um dos eventos da agenda de pré-Carnaval da turma da Confraria, que seguirá até antes da folia oficial.

Histórico


O quê
Bloco Confraria do Copo
Quando
Nos quatro dias de Carnaval
Onde
Circuito Madre Deus
Preço do abadá: R$ 35,00
(1º lote), número limitado
Mais informações
(98) 8917-1873

Nenhum comentário: