quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Bacabeira passa a produzir mel em larga escala

 
Serão produzida cerca de 20 toneladas por safra; a expectativa é de que em dois anos a produção vai dobrar no município.
 
Bacabeira - Com o potencial de produção de mais de 20 toneladas de mel por safra, a Casa do Mel, no município de Bacabeira, localizado a 58 quilômetros de distância de São Luís, capital do estado, recebeu o reconhecimento do projeto de produção em cadeia, durante a visita técnica realizada pelos membros da comissão do Sebrae.
A produção de mel em Bacabeira já supera as expectativas e pode dobrar nos próximos anos. A perspectiva é projetada com base nos investimentos que vêm sendo realizados no município por meio da injeção de novas tecnologias e o trabalho da Prefeitura de capacitação para os produtores.
"A nossa administração tem como meta incentivar o aumento na produção e qualificar cada vez mais os nossos produtores. Temos o objetivo de levar para todo o Brasil, e até mesmo para fora do país, o nome do nosso município. Temos que entrar na concorrência legal do mercado e estimular a participação de novos interessados para a atividade, além de gerar o incentivo à ampliação do negócio", afirmou o prefeito.

Comissão - A gerente de Unidade de Inovação Tecnológica do Sebrae, Giovanna Figueirêdo, integrante da comissão, verificou a estrutura da Casa do Mel e entrevistou os apicultores para avaliar todo o trabalho desenvolvido e se surpreendeu com os excelentes resultados. "As pessoas estão muito bem empenhadas em desenvolver o trabalho na casa. Estão todos de parabéns. E o prefeito por buscar parcerias e os apicultores que levam o trabalho com seriedade", disse.
"Queremos que nossa cidade seja também o centro para receber a produção de outros municípios e, assim, fazer a distribuição do mel para todo o Maranhão. Bacabeira está localizada em um ponto estratégico, dentro da área do Terminal Portuário do Mearim, o que irá nos ajudar bastante nas demandas de exportação para todo o Brasil", afirmou Nerivaldo Sousa Carvalho, técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e presidente da Associação de Criadores e Produtores Rurais.
Em atividade há mais de 10 anos, seu Raimundo Nonato Borges, apicultor, de 62 anos, disse que está feliz por esse marco em Bacabeira. "Estamos trabalhando com muito mais empolgação. O maquinário na Casa do Mel faz com que a gente realize nossa produção de forma correta e bem mais rápida", comentou.

O Projeto - Criado e implantado há cinco anos, através de uma parceria público-privada, o projeto de apicultura do município de Bacabeira, conhecido como "Casa do Mel, tem como meta transformar Bacabeira em um grande polo de comercialização do mel produzido no município e na região. A Casa funciona em uma área de 8 mil metros quadrados, doada pelo Terminal Portuário do Mearim.
O Maranhão ocupa hoje o décimo lugar no ranking nacional dos maiores produtores de mel entre os estados nordestinos, tendo registrado em 2012 uma produção de 2,5 toneladas.No município de Bacabeira, a Casa do Mel possuirá capacidade para manejo de mais de 20 toneladas.
O projeto de apicultura tem dado suporte às dezenas de famílias de agricultores, que recebem ainda o apoio da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na doação de kits para as famílias; e do Sebrae, que tem contribuído com consultoria e orientação dos produtores rurais.

Nenhum comentário: