Programa foi implantado pelo Governo Federal, em 2011, para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e preparar mão de obra.
Bacabal - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) entregaram os certificados de conclusão a 750 formandos em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Bacabal. A solenidade de formatura aconteceu no auditório do Sesi, na cidade da região do Médio Mearim, na semana passada.
Entre os formandos estava o aluno Ruan Pablo Santos da Silva, 19 anos. Ele concluiu o curso de eletricista instalador predial de baixa-tensão, mas já havia se formado em outros dois cursos de qualificação profissional no Senai - mecânico de motocicleta e encanador instalador predial.
"Aprendi muito. Hoje sei trabalhar em equipe e aprendi a importância da qualificação. Estou saindo destes cursos mais maduro", comentou Silva, que espera a confirmação para a sua seleção para participar do programa de trainee do Senai.
Outro que ganhou seu certificado do Senai foi o cadeirante Nivaldo da Silva Costa, 30 anos. Ele concluiu o curso de auxiliar administrativo do Senai e afirmou que irá usar os conhecimentos que adquiriu na gestão da entidade que é ligado: a Associação dos Deficientes de Bacabal (Asdebal).
"Este curso no Senai foi a melhor coisa que aconteceu comigo este ano. Agora terei melhores condições de fazer a gestão da Asdebal, que ajudo a gerenciar", afirmou Nivaldo.
Ruan Pablo e Nivaldo receberam seus certificados com 548 alunos do Senai. Outros 120 formandos fizeram cursos oferecidos pelo Senac e mais 80 concluíram cursos ministrados pelo IFMA. Todas as aulas aconteceram nas instalações da unidade Senai de Bacabal.
Autoridades - Durante a solenidade de certificação do Pronatec em Bacabal, o diretor regional do Senai e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antonio Moura da Silva, disse que a conquista do diploma de qualificação profissional levará a melhoria na qualidade de vida e que terá impacto no desenvolvimento da região de Bacabal.
"Hoje é o primeiro dia de uma nova fase na vida destes alunos. Eles receberam um símbolo do esforço que fizeram na busca pela qualificação, que permitirá avançar na busca pela maior qualidade de vida", comentou o diretor do Senai.
Moura disse ainda que a atuação do Sistema Fiema (Federação das Indústrias do Maranhão), por meio do Senai, ajuda a induzir o desenvolvimento regional.
"O Sistema Fiema está fazendo sua parte ao treinar mão de obra para a indústria e ao mesmo tempo dando oportunidade de crescimento profissional e pessoal aos concludentes dos cursos do Senai. Estamos desenvolvendo pessoas para que o Médio Mearim também possa crescer e se desenvolver", observou o diretor.
O deputado estadual Roberto Costa (PMDB), que esteve presente na solenidade, afirmou que os trabalhadores formados em Bacabal terão efeito irradiador para toda a Região do Médio Mearim.
"Bacabal é uma cidade-polo e um centro de excelência para a região. O alcance desta ação é maior, por garantir a sustentabilidade regional. Agora, com a qualificação concluída, é ir atrás do emprego", comentou Costa.
Satisfação - Também presente na solenidade, o diretor regional do Senac, José Airton Batista Lopes, disse que é uma grande satisfação fazer parte do programa e poder capacitar pessoas de baixa renda.
"Esse momento de certificação é de grande importância para todo o Sistema "S". Sentimos nas populações, em especial as de baixa renda, a felicidade na perspectiva de ingressar no mercado de trabalho ou de ter uma renda com seus novos conhecimentos e preparação profissional", disse José Airton.
Mais
Educação
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e preparar mão de obra qualificada em nível técnico para o mercado brasileiro.
Sistema "S"
O Pronatec é operacionalizado por instituições especializadas em ensino profissionalizante, como as entidades que compõem o Sistema "S", da qual o Senai e Senac fazem parte. Estas instituições de ensino são prestadoras de serviço do Governo Federal na oferta de cursos deste programa.
Inscrição
Não há pré-inscrição e a inscrição só pode ser feita via site do Pronatec (http://pronatec.mec.gov.br/), ou nos órgãos de governo (municipal, estadual e da União) que são os parceiros demandantes do programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário