quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ferry-boats transportarão mais de 20 mil pessoas para a Baixada

 

Gestora dos terminais de passageiros de São Luís e de Alcântara e empresas operadoras do serviço estimam alta na demanda nos próximos dias
 
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora dos terminais de ferry-boat de São Luís e de Cujupe (em Alcântara), informou ontem que vai intensificar, no período de 16 a 22 deste mês, em parceria com as operadoras Internacional Marítima e Serviporto, os cuidados na prestação dos serviços na travessia da Baía de São Marcos. O motivo é o festejo de São Sebastião, comemorado segunda-feira (20), em vários municípios da Baixada Maranhense.
A data é a segunda mais concorrida em termos de movimentação de passageiros, perdendo somente para o Carnaval. Ficaram alinhadas ações entre as empresas envolvidas no serviço para garantir um atendimento com maior qualidade.
A previsão é que cerca de 4 mil pessoas passem, diariamente, pelos Terminais de Passageiros da Ponta da Espera (São Luís) e Cujupe (Alcântara), administrados pela Emap, para embarcarem nos ferry-boats das companhias Internacional Marítima e Serviporto.
De acordo com informativo da Emap, ao fim do festejo mais de 20 mil pessoas terão atravessado a Baía de São Marcos em direção à Baixada Maranhense. A estimativa do número de veículos (motos, automóveis de passeio, micro-ônibus, ônibus e caminhões) embarcados não foi divulgada pelas operadoras do serviço de ferry-boat.

Fila de espera - Aqueles que deixarem para comprar passagem somente na hora do embarque deverão ter paciência para enfrentar a fila de espera. Ambos os representantes da Serviporto e da Internacional Marítima reafirmaram que a venda de passagem para a fila de espera acontece somente na hora do embarque e mediante demanda, e não de maneira antecipada.
“Na venda programada e antecipada das viagens normais, são preenchidas 75% das vagas, o restante puxamos da fila de espera”, explicou Mauro Galtzman, da empresa Serviporto.
“No entanto, como a demanda é grande para o período, sempre há passageiros na fila”, acrescentou Galtzman.

Manutenção - Outra ação alinhada foi a manutenção preventiva de todas as embarcações, reduzindo, assim, possíveis panes mecânicas ou elétricas.
“Sabemos que os imprevistos acontecem, mas a manutenção diminui as chances e, consequentemente, os transtornos em época tão demandada”, ressaltou José Roberto Francisconi, da Internacional Marítima. Diariamente, 10 viagens programadas são realizadas; cinco da Serviporto e cinco da Internacional Marítima.

Infraestrutura - Em termos de infraestrutura, que é de responsabilidade da Emap, uma estratégia logística foi montada para proporcionar maior conforto e comodidade aos passageiros tanto no Terminal Ponta da Espera quanto no Cujupe.
Um sistema de sonorização foi instalado. “O objetivo é repassar informações sobre os horários das viagens, ferry extra, enfim, o que acontece no terminal”, explicou Silvia Gomes, gerente de Terminais Externos da Emap.
Outra diferença que o usuário encontrará é que a fila de espera será montada ainda no acesso ao terminal, evitando grandes aglomerações, próximo à venda de passagens. Haverá funcionários tanto da Serviporto e Internacional informando sobre as viagens.

Passagens - A venda de passagens acontecerá na estrutura temporária, montada desde agosto, devido à reforma do Terminal Ponta da Espera.
Somente terão acesso à passarela que conduz as embarcações os passageiros com bilhetes comprados. Ainda na estrutura temporária foram instalados em número suficiente banheiros químicos para atender a demanda dos usuários.
O festejo é dia 20 deste mês, mas a estrutura permanece até o dia 23, no retorno desses passageiros para São Luís.
“É importante que os passageiros se programem para a viagem e compareçam com, no mínimo, uma hora de antecedência do embarque”, ressaltou Sílvia Gomes.

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