quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ministro do Turismo recebe projeto de urbanização da praia do Araçagi

 
Gastão Vieira elogiou a iniciativa da administração municipal ribamarense e se comprometeu em ajudar o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim.
 
Em reunião realizada ontem em Brasília o prefeito Gil Cutrim (PMDB) apresentou ao ministro Gastão Vieira (Turismo) o projeto arquitetônico e de urbanização da praia do Araçagi, um dos mais importantes polos turísticos do município de São José de Ribamar e da Região Metropolitana de São Luís.
Na ocasião, Gastão Vieira, além de elogiar a iniciativa da administração municipal ribamarense, se comprometeu em obter com o Governo Federal os recursos para que a obra seja iniciada o mais breve possível. "Além de beneficiar barraqueiros e moradores, essa obra contribuirá significativamente para alavancar, ainda mais, o turismo na Grande Ilha de São Luís. O prefeito Gil Cutrim tem todo o meu apoio, assim como também tem o do ministro Edison Lobão [Minas e Energia]", afirmou.
"A obra está orçada em mais de R$ 20 milhões e o Município sozinho não tem condições de custear. Por isso, estamos solicitando o total apoio dos governos Federal e do Estado. E temos certeza de que obteremos êxito nessa empreitada", afirmou Gil Cutrim, que também esteve reunido com o ministro Edison Lobão, de quem recebeu total apoio para execução da obra e outras ações para o município de São José de Ribamar.
Durante o encontro com os ministros, o prefeito ribamarense recebeu o apoio para obtenção de recursos para execução de outras obras, tais como urbanização da orla marítima da sede do município, implantação de uma marina no cais da Sede e novas ações no setor da saúde.

Araçagi - O projeto de urbanização da praia do Araçagi, elaborado pela empresa Urbaniza Engenharia, vencedora da licitação para execução do trabalho, prevê obras de infraestrutura para o polo turístico, tais como a duplicação da Avenida Atlântica (na orla marítima), em um trecho de 1,6 quilômetro, e que terá quatro faixas - duas em cada um dos sentidos - retirada dos bares da faixa de areia e construção de estabelecimentos padronizados próximos a via duplicada e sinalizada. Constam ainda do projeto área de estacionamento, canteiro central, moderno sistema de iluminação pública, calçadão, ciclovia, banheiros públicos, Praça de Esportes, rampas ligando a área urbanizada a faixa de praia, estações de tratamento de esgoto doméstico, entre outras.
A urbanização da orla da praia do Araçagi oferecerá infraestrutura de qualidade aos comerciantes, aos moradores e às pessoas que visitam o polo turístico, contribuindo também para movimentar a atividade turística e a economia da cidade e da Grande Ilha, sem causar prejuízos ao meio ambiente do local. Além disso, é uma alternativa sugerida pela Prefeitura para evitar que comerciantes e moradores sejam retirados do local, já que existe uma ação proposta pelo Ministério Público Federal e União que determina tal situação (retirada).

Nenhum comentário: