quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Porto do Itaqui está na rota dos maiores navios de contêineres

 
Embarcação Américo Vespúcio, do armador Aliança, com 230 metros de comprimento, descarregou 150 contêineres no terminal.
 
O Porto do Itaqui recebeu, no último domingo (8), o Américo Vespúcio, um dos maiores navios transportadores de contêineres do mundo, o que comprova o terminal maranhense como um dos destinos para as linhas regulares desse tipo de carga. Durante dois dias, foram descarregados 150 contêineres com os mais variados produtos da embarcação do armador Aliança. A movimentação de contêineres, apesar de ter sido iniciada recentemente, vem crescendo nos últimos anos. Em 2011, foram movimentados 1.182 Teus (unidade padrão de medida de contêiner). Já em 2012 foram 10.841 Teus. De janeiro a novembro deste ano, o volume foi de aproximadamente 9.500 Teus.
O navio Américo Vespúcio, com quase 230 metros de comprimento, tem capacidade para 3.800 Teus e 500 tomadas para contêineres refrigerados. Desde julho deste ano, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) mantém uma linha regular da Aliança que passa pelos portos do Itaqui, Pecém (CE), Suape (PE), Santos (SP), Itapoa (SC), voltando por Sepetiba (RJ), Suape, Pecém e Manaus. Entre os produtos transportados estão: alumínio, motocicletas, algodão, manganês e futuramente carnes frigorificadas.
Além da linha da Aliança, o Itaqui tem outras duas. Uma é a do Armador CMA-CGM, que iniciou suas operações em 2011 e hoje é responsável por 58% da movimentação de contêineres no Itaqui. Inicialmente, a linha consolidou-se com operações de exportação de níquel, mas vem diversificando seu portfólio com peças industriais, produtos químicos, alimentos entre outros. A outra linha regular de contêiner é a do armador LOG-IN, que iniciou suas operações em 2012 e hoje é responsável por 27% da movimentação de contêineres no Itaqui. As cargas são bastante diversificadas, como móveis e utensílios e materiais para construção civil. Essa linha, que é quinzenal, tem escalas nos portos do Itaqui, Vila do Conde (PA), Suape (PE) e Fortaleza (CE).

Potencial - Estudos mercadológicos indicam um grande potencial de crescimento nos volumes de contêineres para o Porto do Itaqui. A maior oferta de linhas de contêineres assegura a regularidade e custos mais competitivos. O aumento na diversidade de serviços e linhas de navegação possibilita que os empresários maranhenses e da área de influência direta do Itaqui, como Pará, Tocantins e Piauí, obtenham maiores vantagens logísticas. "Com periodicidade certa, boa relação custo-benefício, maior segurança e a possibilidade de transportar carga em quantidades menores, o transporte por contêiner é uma opção logística interessante", enfatizou o presidente da EMAP, Luiz Carlos Fossati. Para ele, o transporte intermodal pelo Porto do Itaqui é vantajoso, porque interligado às ferrovias Norte-Sul e Transnordestina, além de rodovias estaduais e federais.

Principais cargas movimentadas


- Máquinas e equipamentos (transformadores, elevadores e eletrônicos);
- Produtos químicos/ industriais (fluoreto de alumínio, cloreto de sódio, blocos catódicos);
- Produtos para construção civil (madeiras, tintas, vasos sanitários, pré-fabricados, móveis, ladrilhos);
- Alimentos (arroz, bebidas, leite, chocolates) entre outros.
- Outros (utensílios domésticos, móveis, equipamentos eletrônicos etc).

Um comentário:

Carlos Eduardo disse...

Quando eu leio essas matérias eu fico bastante curioso. Quer dizer que estamos comemorando a chegada de cada vez mais contêineres no nosso porto? Veja bem, estamos exportando matéria prima e importanto produto acabado ou semi-acabado por um preço 2 ou 3 vezes maior, matéria-prima um dia acaba, como não temos verticalização na indústria, quando esse dia chegar estamos ferrado...!