terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dez cidades do Maranhão irão receber unidades do Centro de Iniciação ao Esporte - CIE



Os municípios selecionados para receber unidades do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), maior projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016 e que compõe o PAC 2 foram anunciados nesta terça-feira (10) pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “As cidades recebem um equipamento planejado, com medidas oficiais e o melhor material para a construção e espaço para a prática de 13 modalidades. Eles estão destinados a treinar o atleta de alto rendimento e também a fornecer a prática de atividade física de lazer, ou educacional ou de entretenimento”, afirmou o ministro. Serão 285 centros, distribuídos em 263 municípios, com foco em 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica.

Os municípios maranhenses selecionados para receber o CIE são: Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Pinheiro, Santa Inês e São Luís com duas unidades uma no Bacanga e outra no bairro do Angelim.





CONTRAPARTIDA DOS MUNICÍPIOS
• Não será exigida contrapartida financeira, exceto custos adicionais decorrentes de adaptações ou ampliações do projeto 
• Disponibilizar terreno previamente nivelado, em condições de acesso (água, energia, esgoto etc) e com características adequadas à implantação.

CRITÉRIOS DE PRIORIDADE 
• Regiões de alta vulnerabilidade social
• Complementação de obras do programa Minha Casa Minha Vida
• Situação fundiária que permita rápido início de obra
• Porte populacional e/ou localização 

COMPROMISSOS ADICIONAIS DOS MUNICÍPIOS
• Desenvolver o Plano de Ação e a Política para o Desenvolvimento do Esporte
• Possuir órgão responsável pela política de esporte
• Efetuar a gestão, funcionamento e manutenção do CIE 

PRÓXIMOS PASSOS 
Municípios
• Participação no Workshop Técnico no dia 19/12/2013
• Análise da compatibilidade do Modelo proposto com o terreno indicado
• Apresentação da documentação à Caixa para contratação
• Assinatura do Termo de Compromisso
• Adaptação do projeto conforme a realidade local
• Elaboração do Plano de Gestão, a ser aprovado pelo Ministério do Esporte
Aldo Rebelo cumprimentou prefeitos e prefeitas por terem encontrado dentro do prazo um terreno livre de qualquer impedimento jurídico para o pleno uso na construção do Centro de Iniciação ao Esporte. “O Ministério do Esporte vai oferecer toda a assistência e acompanhar passo a passo para ajudar as prefeituras a superar as dificuldades e as adversidades na construção desse equipamento para que sejam entregues à população antes das Olimpíadas”, completou.

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, lembrou que a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio em 2016 permitiu sensibilizar a todos, principalmente o governo, sobre a importância de infraestrutura esportiva. “É um equipamento multiuso, voltado para a identificação de talentos e a formação de atletas na base, a ampliação da oferta dessas instalações públicas com requisitos oficiais. É um equipamento esportivo que atende a todas as regras para uma prática formal do esporte”, ressaltou o secretário.

Segundo Leyser, a localização dos equipamentos em áreas de alta vulnerabilidade social foi um dos critérios de seleção. “Há um diálogo com comunidades que necessitam desse esporte como base, como desenvolvimento social e também uma interligação com outros programas do próprio ministério, a exemplo do Segundo Tempo”, frisou.

O que é o CIE

O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.

O processo de seleção para as cidades interessadas foi aberto em 4 de fevereiro, e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível.

Confira aqui a apresentação do projeto CIE


Do site do Ministério do Esporte

Nenhum comentário: