quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Obra da Avenida Metropolitana será licitada no início de janeiro

Via terá 26,5 quilômetros de extensão e interligará três dos quatro municípios da região metropolitana, São Luís, São José de Ribamar e Raposa.

 
04/12/2013 00h00
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) realizará, no dia 7 de janeiro do próximo ano, a licitação para a contratação de empresa de engenharia para execução das obras de implantação e pavimentação da Avenida Metropolitana, no trecho compreendido entre o Condomínio Alphaville e a Forquilha, com 21,44 quilômetros de extensão. O edital foi publicado ontem pela Sinfra e o valor total da obra é de R$ 818 milhões. A Avenida Metropolitana faz parte de um pacote de obras executadas pelo Governo do Estado para melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Luís.
A Avenida Metropolitana terá 26,5 quilômetros e interligará três dos quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís (São Luís, São José de Ribamar e Raposa). A licitação corresponde ao trecho 1, do Km-0 da BR-135, próximo ao Aeroporto Marechal Cunha Machado, ao retorno do Alphavile, na MA-204, com 21,44 quilômetros. Seu traçado passará por quatro bairros: São Raimundo, Cidade Olímpica, Cidade Operária e Maiobão. O segundo trecho da via, de 5,20 quilômetros, seguirá da rotatória da Forquilha até a Via Expressa, no bairro Maranhão Novo.
A Avenida Metropolitana terá oito faixas de tráfego, um corredor exclusivo para ônibus (ida e volta) e interligará outras quatro vias: Estrada de Ribamar, Beira-Rio (Maioba) e avenidas dos Holandeses e Hilton Rodrigues (Araçagi), com opção de corredor de acesso à Raposa. O valor total da obra é R$ 818 milhões, que engloba ainda outros três trechos - e obras também da Prefeitura. Os recursos são do Orçamento Geral da União, financiamento (empréstimo) e contrapartidas do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís.
A nova via, cujo objetivo é aumentar a mobilidade urbana da Ilha de São Luís, deverá ficar pronta em três anos, a partir da data do início da construção, que será definida após finalizado o processo de contratação da empresa que ficará responsável pela obra. A licitação, na modalidade concorrência, do tipo menor preço, acontecerá no Edifício Clodomir Millet. A licitação para a elaboração do projeto executivo de engenharia para a construção da avenida foi realizado em maio de 2012.

Obras - A Avenida Metropolitana faz parte de um pacote de obras executadas pelo Governo do Estado para melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Luís. Além dessa via, estão em execução as obras da Via Expressa, cuja segunda etapa, no trecho que liga o Cohafuma ao Maranhão Novo, já estão na fase de finalização e contempla mais 6,7 quilômetros do total de nove quilômetros da avenida. A primeira parte, indo do Jaracati até o Cohafuma, foi entregue pelo Governo do Estado em setembro de 2012. No total, a Via Expressa interligará os bairros do Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, beneficiando centenas de milhares de cidadãos.
A outra grande avenida em construção na capital é a Quarto Centenário. Serão 3,8 quilômetros de extensão, com duas pistas divididas em duas faixas de rolamento, travessia de pedestres nos dois lados da avenida e ciclovia. A obra se inicia na interseção com a Avenida Camboa e o cruzamento com a Avenida dos Franceses, onde há um trecho de aterro hidráulico e o outro de 1.090 metros, em elevado. No total, serão cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, um na Camboa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus. Além disso, diversas vias estão sendo recuperadas na Região Metropolitana, como a Estrada da Mata, em São José de Ribamar, cuja ordem de serviço foi assinada pelo secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, no dia 26 de novembro.

Nenhum comentário: