sábado, 7 de dezembro de 2013

Investimentos no Maranhão que visam alavancar o comércio internacional

PLANO DE NEGÓCIOS DO ITAQUI O Plano de negócios do Porto do Itaqui é um estudo em desenvolvimento que vem identificar oportunidades de negócios na área portuária do complexo portuário de São Luis. São 90 novas oportunidades de negócios identificadas.


Vídeo do andamento das obras do Berço 108 AQUI


Investimentos no estado do Maranhão que visam alavancar o comércio internacional através de oportunidades portuárias.



Seguindo esse alinhamento estratégico, o Porto do Itaqui identificou um grande volume de cargas com potencial de inserir-se em sua matriz de carga. Uma projeção de 150 milhões de toneladas de carga com viés portuário, tanto no âmbito do comercio exterior quanto na movimentação por cabotagem, que transformará o Porto do Itaqui em um World Class Port.



 
O desenvolvimento do Plano de Negócios alinhado com as definições que regem o PDZ do Itaqui darão a configuração do Porto do Futuro para o Itaqui. Alinhado com o desenvolvimento de um Distrito Industrial Portuário permitirão o desenvolvimento da cidade de São Luís e transformarão o estado do Maranhão no principal via de exportação do Corredor Centro-Norte.



PLANO DE EXPANSÃO PORTUÁRIA

O Porto do Itaqui com visão de planejamento de longo prazo definiu uma carteira de projetos prioritários que darão forma ao Futuro Porto do Itaqui. Estes projetos visam à modernização das instalações portuárias e o desenvolvimento econômico da região.

Os mais importantes projetos em desenvolvimento no Porto do Itaqui que compõe o Plano de 4 Anos estão listados abaixo e já conta com alguns deles em pleno desenvolvimento.

Em execução:
PAVIMENTAÇÃO DA RETROÁREA DO BERÇO 101


Garantindo áreas operacionais e de armazenagem, está sendo recuperada a retroárea do berço 101, a partir de julho de 2012, que contará com 6 mil m² de pátio pavimentado, além do cais, que também em recuperação.





CONSTRUÇÃO DO BERÇO E CAIS 100


Já incorporando a visão de crescimento da sua movimentação de cargas, está em fase final de construção a infraestrutura do Cais e Berço 100. Com previsão de inicio de operações em julho de 2012, contará com 320m de cais acostável com uma plataforma de 40m de largura para operações multiuso inicialmente. Este berço atenderá futuramente as operações da segunda fase do Tegram.

CONSTRUÇÃO DO BERÇO 108


Para atender a demanda crescente de granéis líquidos, que é atualmente a maior categoria de carga movimentada no Porto do Itaqui, iniciou-se em maio de 2012 a construção do berço 108. O cronograma prevê início de operações deste berço em de 2014.



Em desenvolvimento:
AMPLIAÇÃO DA RETROÁREA DO BERÇO 100


Também com o objetivo de aumentar as áreas operacionais e de armazenagem, desenvolve-se o projeto de ampliação da retroárea do berço 100.
Está área contará com uma plataforma de 110m de largura, além do cais de atracação e 400 m de comprimento que servirá para área operacional, armazenagem de carga geral e via de circulação.

A previsão de início de operação para esta retroárea é para 2014





CONSTRUÇÃO DA RETROÁREA DOS BERÇOS 104/105


Com o objetivo de aumentar as áreas operacionais, de armazenagem e arrendamento, a Emap está desenvolvendo o projeto de pavimentação e uso da retroárea que se encontra contígua aos cais 104 e 105.

Está área está atualmente em fase de aterro e terá o seu primeiro uso como canteiro de obras do berço 108. Porém conta com a primeira etapa da pavimentação prevista para operar em 2015.

CONSTRUÇÃO DE UM NOVO ACESSO SUL


Com o objetivo de dar agilidade o acesso operacional as áreas primárias do porto, planeja-se um novo acesso na área sul do porto atual. O novo acesso rodoviário sul (Acesso Rodoviário) tem previsão de operação em 2014.






COSNTRUÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO MARANHÃO


Tecon - Terminal de Contêineres. O projeto principal está dividido em 3 fases de 230 Mil TEU's  por ano. Até 2016 deverá estar em operação da 1ª fase, contando com infraestrutura de cais, retroárea e ponte de acesso.





AMPLIAÇÃO DOS CAIS DE ATRACAÇÃO NO SENTIDO SUL


Construção dos cais e Retroárea 99, 98 (97 opcional Emap). Está etapa de expansão dará condições de atendimento a projeção de carga em pleno desenvolvimento no Itaqui. A construção dos berços 99 e 98 já têm demanda garantida com a movimentação de carga geral e graneis sólidos de origem vegetal e mineral. Previsão de operação até 2016.

Nenhum comentário: