terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Praias da capital estão próprias para o banho, segundo a SEMA


        
Últimas análises feita de 3 de novembro a 1º de dezembro concluiu que praias estão livres de contaminação
Últimas análises feita de 3 de novembro a 1º de dezembro concluiu que praias estão livres de contaminação
 
As férias chegaram e um dos principais pontos de lazer escolhido pela população são as praias da capital. Desfrutar a beleza da orla marítima e curtir o sol e o mar são atrativos que não pesam no bolso e permitem reunir família e amigos para aproveitar. Pais procuram espaço também para os filhos se divertirem com segurança e opções. As condições das praias merecem uma reforma nas áreas de lazer, na estrutura de calçamento, acessos à areia, na situação dos esgotos existentes no entorno e na preservação das águas. No que se refere à balneabilidade – condições de banho e limpeza – a notícia é positiva. Laudo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), aponta que todas as praias estão em condições próprias para banho. A análise ocorreu de 3 de novembro a 1º deste mês. A medição é realizada durante o ano todo e entre os fatores que prejudicam a balneabilidade estão aumento das chuvas, deságüe de esgotos no mar e aumento do fluxo de pessoas.

Para o laudo foram coletadas amostras de 17 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagy. Os laudos foram pela Secretaria de Estado de Saúde – SES, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen/MA. Para a avaliação da qualidade da água utilizou-se indicador microbiológico (Escherichia Coli), para fins de quantificar bactérias/100 mililitros de água do mar e amostras colhidas em maré baixa. O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução do Conama nº 274/2000. A norma diz que as águas das praias serão consideradas próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras das cinco semanas anteriores colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 E.coli/100ml; acima de 2 mil E.coli/100 ml é considerada imprópria.

Condições estruturais das praias

Algumas praias são alvos de reclamações no quesito infraestrutura. Na praia do Calhau, o parquinho instalado para diversão das crianças está com boa parte dos brinquedos quebrados e outros enferrujados pela ação da maresia. Um risco para as crianças. “Precisa de uma reforma, colocar brinquedos novos e consertar os alguns”, aponta a turismóloga Patrícia Magalhães, 26 anos. Da mesma forma, os aparelhos de ginástica da praia sofrem com a ação do tempo o que também precisa de reparos. Na praia do Olho d’Água o problema reclamado é o mau cheiro. Donos de bares dizem que a clientela diminui em certos dias em que o odor está mais forte. No local também há um esgoto que por muitos anos jorrou na entrada da praia e que atualmente foi coberto. Segundo quem frequenta, medida que não surtiu efeito. “Quando há um grande fluxo de água, o cheiro é forte e o esgoto estoura e vai todo para o mar”, afirmou Marcelo Simeão, 43 anos, atendente de bar.

Melhorias em execução
A coleta de lixo é realizada diariamente nas praias, afirma a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A assessoria informa ainda que o trabalho de retirada da areia é realizado com frequência dada a ocorrência de ventos e conforme a necessidade de cada trecho. A limpeza é feita duas vezes ao dia, diariamente e as equipes dividem-se na limpeza da faixa de areia, nos sentidos Calhau e Olho d água e da via pública. A Semosp também implantou este ano 28 contêineres, localizados entre os bares e restaurantes da orla e caixa menores nas barracas de coco. Quanto a iluminação, a secretaria iniciou projeto na Avenida Litorânea. A proposta contempla a implantação de focos de luz voltados para a faixa de areia, além da substituição de lâmpadas do canteiro central.
 
  A pavimentação recebe manutenção conforme as demandas. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informa que a fiscalização na Avenida Litorânea é feita diariamente por agentes de trânsito em carros e motocicletas e também por meio eletrônico (pardais), para controle de velocidade. Aos sábados, domingos e feriados a fiscalização é redobrada e intensificada. A reportagem procurou ainda a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) para tratar da situação da área de ginástica da praia do Calhau. Por meio da assessoria, a Sinfra informou que a área de ginástica recebe manutenção de forma permanente pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também foi acionada para tratar de ações despoluidoras das águas e educativas aos banhistas, mas até o fechamento desta edição não se pronunciou sobre o assunto.

Nenhum comentário: