sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Embrapa lançará cultivar de arroz desenvolvida especialmente para o MA

 
Rendimento industrial do arroz tipo BRSMA 357 é superior aos 70%, um aproveitamento maior do que o das outras variedades cultivadas no estado.
 
Com rendimento industrial acima de 70%, o que é superior às variedades cultivadas no estado, cultivar de arroz BRSMA 357, desenvolvida especialmente para o Maranhão e, principalmente, para a Baixada Maranhense, será lançada dia 14 deste mês, em Arari. A apresentação da nova variedade ocorrerá na abertura da Festa da Colheita do Arroz Irrigado, realizada pela empresa Camil, na Fazenda Mamão.
Desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a nova cultivar tem uma base genética que reúne características importantes para o ambiente da Baixada, como o baixo porte, a alta produtividade, o fácil manejo e a possibilidade de cultivo em pequenas áreas, o que ajusta a variedade ao segmento da agricultura familiar.
Com uma arquitetura de planta moderna, que visa evitar o tombamento, a BRSMA 357 foi desenvolvida para ser cultivada em terras baixas, várzeas úmidas ou sob regime de irrigação, atendendo aos níveis de produtividade e à qualidade requerida pelo consumidor.
"A BRSMA 357 é um produto que a Embrapa está lançando e que é adequado para o segmento da agricultura familiar do Maranhão. Tem características que atendem às exigências do consumidor, que é o arroz tipo agulhinha, de fácil cozimento. Seu grão tem rendimento industrial acima de 70%, o que é superior às variedades cultivadas no estado", disse o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa.
Atualmente, o Maranhão planta algumas cultivares de arroz irrigado vindas de outros estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. "Essas variedades têm problemas de adaptação às condições da Baixada Maranhense. A cultivar foi melhorada para a região e vai propiciar um bom negócio para os agricultores que trabalham com a rizicultura no Maranhão", afirmou Valdemício Sousa.

Cultivar - Para chegar ao lançamento, a Embrapa trabalhou por uma década no desenvolvimento da nova cultivar. A empresa firmou um convênio com o Governo do Maranhão e uma das linhas de ação previstas foi o melhoramento do arroz. A partir de então, pesquisadores de diversas unidades da Embrapa começaram a trabalhar na seleção de uma linhagem que pudesse, por meio de cruzamento, utilizar a genética do arroz lajeado (arroz de ciclo longo utilizado há mais de 40 anos na Baixada Maranhense), com a genética de linhagens do tipo agulhinha.
As pesquisas resultaram nessa nova cultivar, que tem ciclo vegetativo ainda maior do que a usada atualmente pelos agricultores. Ajustada às condições da Baixada Maranhense, a BRSMA 357 chega ao mercado com um ciclo de 140 dias entre a plantação e a colheita, prazo que cobre quase todo o período de chuvas na região.
"Como as variedades hoje utilizadas chegam a um ciclo máximo de 90 a 120 dias, os 140 dias da BRSMA 357 se tornam um grande diferencial para o agricultor, que, atualmente, além da colheita, também precisa pensar em estruturas para a secagem e a armazenagem dos grãos. Com o ciclo da nova cultivar coincidindo com o fim das chuvas, essas estruturas serão menos utilizadas", disse o pesquisador e chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cocais, José Mário Frazão.
Mais uma vantagem da nova cultivar da Embrapa é seu baixo porte, que gera resistência ao acamamento (queda) das plantas.

Governo já adquiriu a produção


A primeira produção de sementes da cultivar BRSMA 357 foi adquirida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), que a destinará ao programa Viva Sementes, e tem por objetivo o desenvolvimento do agricultor familiar maranhense.
A Sagrima adquiriu 100 toneladas de sementes básicas da BRSMA 357, multiplicadas pela Embrapa Produtos e Mercado, por meio do escritório de Imperatriz. A entrega simbólica para o plantio da safra 2013/2014 será feita durante a solenidade de lançamento da cultivar.
O lançamento da variedade de arroz faz parte das comemorações dos 40 anos da Embrapa e está sendo promovido por cinco unidades da Empresa, em parceria com algumas instituições maranhenses, como a Sagrima e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), que é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes).
As unidades da Embrapa que fizeram um esforço coletivo para o desenvolvimento da agricultura no Maranhão são a Embrapa Cocais (São Luís-MA); Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO); Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI); Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF); e Embrapa Produtos e Mercado (Escritório de Imperatriz-MA).
No dia anterior ao lançamento da BRSMA 357 (13 de dezembro), a Embrapa promoverá um "Dia de Campo" em Arari, no período da manhã, em parceria com a Agerp, a Sagrima, o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), a Fazenda Mamão e as empresas Camil e BB Mendes.
O evento tem o objetivo de levar produtores e visitantes para uma visita à Fazenda Mamão, onde há uma vitrine com cultivares BRSMA 357 plantadas em uma área de aproximadamente 1.000 m².

Mais


- Em breve, a BRSMA 357 também deverá estar disponível em escala comercial, por meio dos produtores de sementes. A semente básica poderá ser adquirida por meio do escritório da Embrapa Produtos e Mercado, em Imperatriz-MA - EIMP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (99) - 3526-1093 / 3526-1095, ou pelo e-mail spm.eimp@embrapa.br.

Nenhum comentário: