terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Diretor da Unesco no Brasil, Lucien André Muñoz, e comitiva foram recebidos no Palácio dos Leões.

Governo e Unesco vão discutir preservação do patrimônio histórico


 

O secretário-chefe da Casa Civil, João Abreu, representando a governadora Roseana Sarney, recebeu o diretor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Lucien André Muñoz, na tarde de ontem, no Palácio dos Leões. Acompanharam o encontro, a secretária da Cultura, Olga Simão, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa.
João Abreu declarou que o objetivo da vinda da comitiva da Unesco ao Maranhão é fazer uma avaliação da situação do patrimônio histórico tombado em São Luís. Na ocasião, o secretário entregou um exemplar da publicação Inventário do Patrimônio Azulejar do Maranhão a Lucien André Muñoz.
"Essa visita é importante, pois discutimos as dificuldades que enfrentamos e também apresentamos as providências que o governo está tomando para manter o patrimônio em excelente estado de conservação. Além disso, nós traçamos algumas estratégias e planos, entre eles a parceria com a União no PAC Cidades Históricase outras obras que são financiadas pelo Governo do Estado", ressaltou.

Trabalho - O representante da Unesco detalhou o trabalho a ser realizado. "Viemos conhecer a situação da cidade, o Centro Histórico, o estado dos prédios e também tomar conhecimento do tipo de investimento que vai ser feito por meio do PAC, quais os edifícios que vão ser restaurados e para onde serão direcionados os esforços e, assim, fazer um parâmetro para depois voltar e realizar o acompanhamento", informou Lucien André Muñoz.
A secretária Olga Simão ressaltou a importância da visita e lembrou que sábado (7), São Luís comemora 16 anos do recebimento do título de Patrimônio Cultural da Humanidade. "O representante da Unesco conheceu o trabalho realizado pelo Governo do Estado, ao longo dos anos, voltado para a preservação. E, agora, comessa oportunidade de parceria com o Governo Federal, com o PAC das Cidades Históricas, participa efetivamente dessa reestruturação e requalificação do Centro Histórico".
A superintendente do Iphan, Kátia Bogéa, lembrou que São Luís recebeu recursos na ordem de R$ 133 milhões do PAC. "Essa é uma missão da Unesco para avaliar as condições em que se encontram o patrimônio histórico e artístico maranhense. E esse é um momento importante, pois estamos iniciando todo o processo do PAC Cidades Históricas, no qual São Luís recebeu recursos", declarou.

O Programa


O PAC Cidades Históricas é um programa do Ministério da Cultura (MinC) que tem o objetivo de restaurar prédios históricos, contribuindo para a preservação do patrimônio cultural e realizando intervenções para melhorar a paisagem e o conjunto arquitetônico de São Luís. Ao todo, serão investidos R$ 133 milhões em obras em 45 espaços tombados. As obras do PAC Cidades Históricas em São Luís serão executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nenhum comentário: