terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Municípios-polo do trade turístico do Maranhão são impulsionados

Secretário estadual de Turismo informa que o Governo do Estado está investindo no setor para que os pontos turísticos sejam fortalecidos.

Mario Carvalho
Da equipe de O Estado

O secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, informou que os municípios-polo do trade turístico do Maranhão estão ganhando atenção especial do governo estadual para avançar no tratamento ao setor.
No entendimento do titular da pasta, deve haver sempre esse comprometimento de ambas as partes para melhorar o perfil turístico do estado.
"Os 10 municípios-polo não podem concorrer entre si, pois eles têm de se fortalecer por meio de oportunidades apontadas pelo governo, mediante as vocações naturais de cada um. Portanto, nesse aspecto, a gente já começa a pensar como um estado único e implementar ações que são necessárias para o setor", destacou Jura Filho.
Os municípios estão distribuídos nos principais polos turísticos do estado: Ilha de São Luís, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Parque Nacional da Chapada das Mesas, Delta do Parnaíba e Floresta dos Guarás.
Jura Filho ressaltou que a Secretaria de Turismo tem trabalhado intensamente na questão dos roteiros turísticos, além da criação dos interlocutores municipais e regionais.
"Essa regionalização são premissas básicas para que a gente possa avançar e desenvolver o setor, sem esquecer que a parceria com a iniciativa privada é determinante e eu diria até que é fundamental para a consolidação de um projeto. Entendo que é a iniciativa privada quem presta serviço e, portanto, estamos buscando parcerias. Essa é uma preocupação da governadora Roseana Sarney no processo de fortalecimento do turismo", complementou o gestor.

Oportunidades - Para o secretário, o Governo do Estado tem criado as oportunidades de atualização e reciclagem de pessoal, tendo como alvo a qualificação dos serviços. "Isso tem como foco atender bem o visitante. Portanto, realizamos um encontro estadual do turismo em São Luís (dias 27 e 28) que passa a ser o ponto culminante desse trabalho, que vem sendo desenvolvido e conta com a participação de gestores municipais que estão comprometidos com o setor turístico no Maranhão", ressaltou Jura Filho.
No decorrer deste ano, a Secretaria de Turismo escolheu como foco principal a organização e a conscientização no setor. "Não adianta a gente trabalhar para trazer turistas ao estado se não tivermos preparados para recebê-los. Nesse sentido, estamos organizando, consolidando as parcerias e promovendo essa conscientização", acrescentou o secretário.
Em termo de divulgação institucional do estado em outras regiões do país, Jura Filho afirmou que o trabalho se mantém em um patamar satisfatório. Segundo ele, a intensificação das belezas naturais do Maranhão na mídia propicia, além do que está sendo feito, aumento de visitas. "Reafirmo que queremos ter esse aumento no turismo local, mas com certa dose de preparação", reafirmou.

Copa - No próximo ano acontecerá a Copa do Mundo no Brasil, onde haverá uma convergência do mercado mundial no país. O Maranhão não pode ficar de fora desse cenário.
"Estamos preparando o aparelho turístico do estado para receber bem os visitantes e intensificaremos a divulgação do estado em âmbito nacional e internacional porque já teremos uma base estruturada para receber as pessoas que nos procuram", observou o gestor.
A perspectiva para 2014 é avançar ainda mais nas ações com os municípios-polo do turismo maranhense. O Governo do Maranhão investirá na divulgação dos pontos turísticos para arrebanhar os estrangeiros que vêm para o Brasil para assistir à Copa do Mundo.
"Queremos trazer pra cá a parte necessária de turistas, que estarão em capitais próximas ao nosso estado. A governadora tem a consciência de que o estado está fazendo a sua parte, mas precisamos avançar muito mais no setor. Existe um programa de recuperação de aeroportos no estado, como é o caso de Barreirinhas", informou o secretário.

Mais


O trade turístico é a estrutura que o ponto deve dispor para receber bem o turista. Significa dispor de meios de hospedagem, bares e restaurantes, centros de convenções e feiras de negócios, agências de viagens e de turismo, empresas de transporte, lojas de suvenirs e todas as atividades comerciais periféricas ligadas direta ou indiretamente à atividade turística.

Nenhum comentário: