sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pista de Atletismo da Ufma se prepara para os Jogos Olímpicos de 2016


 


O Maranhão deverá entrar no cenário mundial de competições de atletismo com a instalação de uma pista para corridas, lançamentos e saltos, com certificação internacional de qualidade. As obras da pista estão sendo realizadas próximas ao Núcleo de Esportes, na Cidade Universitária. A ideia, com a conclusão das obras, é pleitear, como uma das cidades de acolhimento, a participação na Olimpíada de 2016.

A pista de atletismo da Ufma segue padrões internacionais, medindo 400 metros de comprimento e 10 metros de largura. O cálculo dessas medidas é feito com auxílio de equipamentos conectados a satélites que são responsáveis por calcular o tamanho da pista durante todo o dia. Esse procedimento busca verificar a variação de inclinação das bordas e tamanho de largura e comprimento, com o processo de dilatação dos materiais utilizados na sua estrutura, para que as alterações não influenciem nos resultados das competições.

A pista estará apta ao desenvolvimento de 48 modalidades do atletismo, entre elas, corridas rasas com barreiras e obstáculos; de lançamentos, com arremesso de dado, martelo, peso e disco; e saltos. Essas práticas esportivas, aliada aos padrões internacionais, que envolve a construção da pista, credenciam a Universidade a disponibilizar a sua estrutura para que delegações de países participantes das Olimpíads de 2016 possam utilizá-la para se adequar ao fuso horário brasileiro antes do início da competição, o chamado período de aclimatização.

“Os atletas precisam adaptar seus organismos ao horário brasileiro, principalmente aqueles oriundos de países com grande diferença de fuso horário. Para isso, o atleta deve chegar na cidade de 15 a 30 dias antes da competição. Como o Rio de Janeiro sozinho não pode abrigar todos esses competidores, várias cidades vão se candidatar como locais para receber os atletas e nós vamos trabalhar para trazê-los, por meio de parcerias com a Prefeitura e o Ministério do Turismo”, ressalta o diretor do Núcleo de Esportes da Ufma, Francisco Navarro.

Com a possibilidade de a pista receber competições de níveis internacionais, sul-americanos, nacionais e regionais, Navarro acredita que o curso de Educação Física da Universidade possa se desenvolver ainda mais com a experiência dos próprios alunos tanto na parte da organização desses eventos, quanto também no âmbito da pesquisa científica de atletas de alto rendimento que estarão utilizando os espaços para treinos.

Além disso, a pista da UFMA será um local de inclusão social a partir de atividades que vão envolver a comunidade em torno da UFMA, oferecendo a oferta de esportes, como o Projeto Esporte e Lazer da Cidade, o PELC. “Assim vamos afastar os jovens do mundo das drogas, criando espírito de disciplinar e inclusão social e quem sabe descobrir algum talento dentre eles”, ressalta.

Conscientização ecológica
Outra preocupação da Universidade, durante a elaboração da pista, é com o desperdício de água para a manutenção do gramado. No projeto, por exemplo, a irrigação da área verde será feita a partir de um moderno sistema de drenagem, que deverá reaproveitar cerca de 90% da água da chuva e da própria água utilizada nos períodos de seca. A água utilizada no gramado será filtrada através do próprio material da pista e encaminhada a um reservatório de 100 mil litros, localizado no subsolo da pista.

Nenhum comentário: