domingo, 6 de outubro de 2013

Novo ponto turístico mudará visual da península

 
Região ganhará nova arborização, banheiros públicos, bancos, lixeiras, rampas para deficientes físicos.
 
Além dos serviços de urbanização do espigão costeiro, que começarão nos próximos dias, serão realizadas melhorias paisagísticas em toda a área da Península da Ponta d'Areia, em São Luís. Com o término das atividades, a região será ainda mais valorizada e atrairá um público maior de visitantes.
As melhorias paisagísticas na área serão feitas paralelamente aos serviços executados no quebra-mar e também devem começar nos próximos dias. A primeira etapa da obra será a execução dos serviços de terraplenagem e drenagem profunda, em uma área de aproximadamente 800 metros. Em seguida, será feita a pavimentação, para depois serem colocados os elementos paisagísticos. Todas essas etapas estão orçadas em mais de R$ 32 milhões.

Modificações - De acordo com Raphael Duailibe, engenheiro responsável pelos serviços, assim que as atividades estiverem concluídas, o espaço terá postes de iluminação, ciclovia e pista de cooper, para a prática de atividades esportivas. Além disso, a região ganhará uma nova arborização e terá banheiros públicos, bancos, lixeiras, rampas para deficientes físicos, demarcações no chão para deficientes visuais e um posto policial, para garantir a segurança das pessoas que estiverem na área.
Segundo Duailibe, a expectativa é de que, com a conclusão dos serviços, a área seja mais valorizada e se transforme em um novo ponto turístico de São Luís. "Antes, essa era uma área ociosa, nós vamos entregar mais um espaço para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Uma área de contemplação da natureza que vai mudar a Ponta d'Areia e modificar o modo como as pessoas interagem com o local", ressaltou.

Acidentes - Mesmo antes da conclusão dos serviços, área é muito visitando por moradores da região. No entanto, sem urbanização, oferece perigos, e na área do Espigão da Ponta d'Areia já foram registrados acidentes.
O mais grave aconteceu no dia 13 de setembro de 2011, quando as obras de construção do quebra-mar ainda estavam no início. Na ocasião, o funcionário dos Correios José Ribamar Oliveira Filho, de 52 anos, morreu após ser atingido por uma pedra, enquanto pescava na borda do espigão. Homens do Corpo de Bombeiros ainda tentaram socorrer a vítima. A retirada do corpo foi dificultada pelas condições do terreno, sendo necessário o uso de marretas e cordas. O resgate só foi possível porque a maré ajudou a levantar as pedras.
No dia 7 de setembro daquele ano, também foi registrado um acidente na área: uma criança de 12 anos, que estava na companhia de vizinhos, caiu no mar e foi arrastada pela correnteza. O menino só não morreu porque foi salvo por homens do Grupo Tático Aéreo (GTA), que passavam de helicóptero pelo local e o socorreram. A área chegou a ser cercada pelo Corpo de Bombeiros, para evitar que as pessoas fossem para as pedras, mas as cercas foram retiradas.
Para evitar outros acidentes sejam registrados na área, Raphael Duailibe explicou que os funcionários que estão trabalhando no local orientam os visitantes para não se aproximarem da área do espigão, pois, além do risco de acidentes, há um grande fluxo de caminhões e outros veículos pesados.
No entanto, ele afirmou que muitas pessoas insistem em desobedecer as normas, principalmente nos fins de semana, quando não há pessoas trabalhando na obra. "As pessoas devem ter prudência quanto a isso. Apenas podemos orientar, mas não impedir", disse.

Mais


A Península da Ponta d'Areia está localizada em uma área considerada nobre de São Luís. Atualmente a região vive um boom imobiliário com diversos empreendimentos comerciais e residenciais sendo construídos na localidade.
 

Urbanização do Espigão da Ponta d’Areia será iniciada este mês

Espaço ganhará quiosques de conveniência, bancos e um grande calçadão que poderá ser utilizado para práticas esportivas.
 
Leandro Santos
Da equipe de O Estado
 
 
A urbanização do Espigão da Ponta d´Areia, em São Luís, deve se iniciar na primeira quinzena deste mês. Os serviços estão sendo executados pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) e a previsão é de que sejam concluídos em abril do próximo ano, de acordo com o cronograma de obras estabelecido.
Atualmente, está sendo finalizada a parte estrutural da obra, com construção do lado esquerdo do molhe costeiro (que formará um cais), com o descarregamento das últimas toneladas de pedras, que impedem o avanço da maré. Na próxima etapa do serviço, será iniciado processo de urbanização, que, ao ser concluído, tornará o local um ponto turístico da cidade.
Urbanização - Com a urbanização, o espaço no entorno do espigão costeiro ganhará quiosques de conveniência, bancos e um grande calçadão que podera ser utilizado para práticas esportivas, como ciclismo, corrida e caminhada. O projeto inclui a construção de um deque de madeira, que utilizará madeira reaproveitada e palmeiras imperiais, como item de ornamentação, além de iluminação, pavimentação, fixação de proteção lateral, locais para coleta de lixo, pontos de observação, entre outros espaços paisagísticos.
De acordo com o secretário adjunto de Obras Civil da Sinfra, Aparício Bandeira, as obras estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas no prazo estabelecido. "Em breve, iniciaremos as obras de urbanização do molhe costeiro com a construção da praça, dos quiosques e a iluminação entre outras coisas. Além disso, a urbanização mudará o visual da Ponta d´Areia, que se transformará em um novo ponto turístico", disse Bandeira.
 
 



 
Melhorias - O espigão tem 572 metros de comprimento e está sendo expandido para o lado esquerdo em mais 146 metros. Os serviços estão sendo executados pela Ducol Engenharia LTDA e estão orçados em aproximadamente R$ 12 milhões.
O processo de melhoria urbanística do Espigão da Ponta d´Areia, que deve se tornar um novo ponto turístico da capital, também inclui a revitalização do Memorial Bandeira Tribuzi. O espaço abrigará a obra do poeta e servirá de apoio para a marina, que será construída na área. Nas proximidades do Forte da Ponta d´Areia (Forte de Santo Antônio da Barra de São Luís), o trânsito de veículos será interrompido para que sejam incentivados os passeios familiares, a pé e em bicicletas.

Mais


O Espigão Costeiro da Ponta d´Areia foi construído para recompor a faixa de praia que já existiu no local, de forma a conter o avanço da erosão, que atinge bares, restaurantes e prédios residenciais. A obra já apresenta resultados visíveis, como o aumento da faixa de areia. Além de evitar a erosão da área, o quebra-mar impedirá o assoreamento da embocadura dos rios Anil e Bacanga, preservando o acesso de navegações, além de expandir o potencial navegável da costa.

Um comentário:

Anônimo disse...

é isso que o governo daqui tem que fazer investir são luis precisa de uma repaginada ...esse projeto quando sair vai ser muito visitado ...!