sábado, 19 de outubro de 2013

CLA realiza concertos em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea

Aproximadamente 300 estudantes de escolas públicas e privadas da capital e também de Alcântara assistiram a apresentação da banda da corporação.

 
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na manhã de ontem, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, um concerto didático que teve a participação da banda de música da corporação. O evento, que reuniu aproximadamente 300 estudantes de escolas públicas e privadas da capital e também da cidade de Alcântara, era em alusão ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorado na próxima quarta-feira, dia 23. Ainda na noite de ontem, os músicos realizaram uma nova apresentação, em um concerto sinfônico destinado para convidados.
Os eventos fizeram parte da programação da Semana da Asa 2013. Ambos os concertos foram conduzidos pelo regente Nehemias dos Santos Souza, suboficial músico do CLA, e tiveram a participação de instrumentistas do 24º Batalhão de Caçadores (24º BC), da Polícia Militar do Maranhão (PM), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM) e da Guarda Municipal de São Luís.

Concerto – No total, 45 músicos, entre saxofonistas, violonistas e flautistas, proporcionaram um momento ímpar na vida dos estudantes que participaram no evento na manhã de ontem, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da música clássica, além dos instrumentos e músicos que compõe uma orquestra.
Um concerto didático tem por objetivo principal a formação de plateia e a aproximação do público infantojuvenil com a música clássica. No concerto é feita uma contextualização histórica sobre compositores.
No repertório do evento estavam canções-temas de filmes como 007 – Operação Skyfall, com a música de mesmo nome, interpretada pela britânica Adele. O filme Avatar também foi lembrado com a interpretação da música I see you, e também um tributo à cantora Whitney Houston, com o tema do filme O Guarda-Costas, além de outras composições. O Hino dos Aviadores também fez parte da apresentação.

Importância - De acordo com o diretor do CLA, coronel César Demétrio Santos, a apresentação da banda de música do CLA, além de fazer parte das comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, também teve o objetivo de mostrar um lado que muitas vezes é desconhecido pela maioria da população. “Muitas pessoas conhecem da Força Aérea apenas o lado voltado para a guerra, mas também desenvolvemos atividades que levam cultura e conhecimento para as pessoas, de forma a integrar toda a nação”, disse o diretor do CLA.
A estudante Camila dos Anjos, de 13 anos, prestigiou a apresentação da banda de música e ficou admirada com o que viu e, principalmente, com o que ouviu. “Achei diferente a apresentação, por isso gostei muito”, afirmou.

Nenhum comentário: