quarta-feira, 23 de outubro de 2013

João do Vale é lembrado com música, arte e selo dos Correios

Selo dos Correios foi ontem lançado para lembrar a vida do Maranhense do Século
 
 
Eleito por voto popular o Maranhense do Século XX, o músico, cantor e compositor natural de Pedreiras (distante 270 km de São Luís), João do Vale, nascido no dia 11 de outubro de 1933 e falecido em 6 de dezembro de 1996, foi homenageado ontem à noite (22) em ato promovido no Teatro João do Vale (Praia Grande). O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e teve a exposição Nas Asas do Vento (lembrando uma de suas canções), apresentação teatral, show com o cantor Mano Borges na Praça Nauro Machado.
Na ocasião, ocorreu o lançamento do selo (2.400 exemplares) e carimbo comemorativos, pelos Correios, dos 80 anos do Poeta do Povo, como era também conhecido. As comemorações alusivas ao octogenário de João do Vale prosseguirão na sexta-feira (25), à tarde, em Pedreiras, com exposição semelhante à montada em São Luís, apresentações, no Anfiteatro Dom Jacinto, do coral pedreirense João Menezes e da orquestra filarmônica do Ceará, Estrelas da Serra. No dia 29 deste mês, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, haverá a promoção de Café Literário também em homenagem a João do Vale.
Na exposição Nas Asas do Vento, uma reunião de 20 cartazes, que apresentam letras de músicas e depoimentos de personalidades sobre João do Vale, além de trechos das músicas mais conhecidas do artista maranhense. Já o selo, que traz a inscrição Poeta do Povo e a gravura de João do Vale, e o carimbo estarão disponíveis para postagens na Agência Central dos Correios, em São Luís, a partir de hoje até o dia 20 de novembro deste ano. Após este prazo, o selo ficará exposto no Museu Nacional dos Correios, em Brasília. "Estamos orgulhosos de homenagear esse grande artista", disse o diretor regional dos Correios, José Brandão.

Representatividade - A secretaria de Estado da Cultura (Secma), Olga Simão, fez questão de reforçar a importância de João do Vale para a música brasileira. "João do Vale é um homem do Brasil. Levou o nome do Maranhão a várias partes do país e do mundo. É com grande satisfação que o Governo do Estado, por meio da governadora Roseana Sarney, faz esta homenagem a João do Vale", disse.
Representando a família de João do Vale, a jornalista Benedita Freire, que também é assessora de Riva do Vale (filho de João do Vale), se emocionou ao falar do homenageado. "A família de João não se fez presente hoje [ontem], pois está dedicada à produção de um documentário sobre a vida dele. Lembro de uma frase marcante dele [João]. Ele disse que poderia até morar na China, mas queria ser enterrado em Pedreiras. Assim foi feita a vontade de João, um homem único", disse.
Encerrando a programação de ontem (22), houve a apresentação, que integra a turnê organizada, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e com patrocínio do Grupo Mateus, do cantor e compositor Mano Borges.
No repertório do show composições como Carcará, Peba na pimenta, Minha história, Pisa na fulô, De Teresina a São Luís, Na asa do vento, entre outros sucessos.

Nenhum comentário: