domingo, 6 de outubro de 2013

Azulejos portugueses são inspiração para coleção

Coleção chamada de Azulejaria, da Mosarte Revestimentos Especiais, tem duas peças com inspiração no Maranhão.

 
 
Um das peças mais antigas da arquitetura mundial, datada do século IX, o azulejo foi utilizado em várias nações orientais, dentre elas a chinesa, egípcia, persa e assíria. Quando chegou à Europa, a partir do século XV, e especificamente em Portugal, a peça teve seu apogeu, sendo vista em palácios, conventos e casarões da alta burguesia portuguesa. Seu valor histórico e artístico não sai de moda e inspirou estilistas - várias coleções foram lançadas recentemente com essa padronagem - e lojas de revestimentos, que também apostaram na peça para incrementar os projetos de arquitetura e ambientação.
Levando em conta a contribuição dos azulejos nas primeiras construções no país, no enriquecimento da estética e na fomentação do começo da história cultural brasileira, a Mosarte Revestimentos Especiais lançou uma nova coleção intitulada Azulejaria, composta de 10 modelos com desenhos sobre ônix e outras 10 versões em mármore piguês e ainda duas opções de azulejos lisos em ônix e em piguês, que servem como "descanso", ou seja, peças neutras entre as estampas. As peças estão disponíveis no formato de 14,5 cm x 14,5 cm com 13 mm de espessura.
A coleção traz todas as peças com referência de cada lugar onde o azulejo foi mais adotado. Em homenagem ao Maranhão, há três peças em material ônix com destaque para São Luís e Alcântara. As peças "São Luís" e "Maranhão" lembram os tradicionais azulejos portugueses.

Como usar


Na hora de utilizar os azulejos é bom seguir algumas recomendações. "Os produtos são indicados apenas para paredes de áreas internas, pois a exposição de sol e chuva pode encurtar a vida útil das peças" indica Cláudia Rosa, design de interiores e empresária da Espaço Revest, revendedora exclusiva da Mosarte.
Na opinião de Cláudia Rosa, com esse tipo de revestimento pode-se abusar da criatividade na hora de sua aplicação. "Pode ser usado em uma só parede como destaque no ambiente, apenas em um canto bem iluminado da sala de estar ou jantar e, ainda, em cozinhas, lavabos e escritório", recomenda.

Nenhum comentário: