domingo, 6 de outubro de 2013

Moody’s reduz perspectiva das notas de SP, MA, MT, PR e do Rio

Por Thais Folego | Valor

 
SÃO PAULO  -  Acompanhando a ação sobre a perspectiva da nota soberana brasileira, divulgada no dia 2, a agência de classificação de riscos Moody’s revisou a perspectiva das notas dos Estados de São Paulo, Maranhão, Mato Grosso, Paraná e da cidade do Rio de Janeiro de “positiva” para “estável”. Na quarta-feira, a agência tomou exatamente a mesma decisão para a perspectiva do rating “Baa2” dos títulos soberanos do Brasil.
Em comunicado, a Moody’s divulgou que reafirma os ratings “Baa2” do Estado de São Paulo e da cidade do Rio, em escala global, assim como reafirma as notas “Baa3” do Estado de Minas Gerais e da cidade de Belo Horizonte. Estes dois últimos já tinham perspectiva estável.
“A afirmação destes ratings reflete o sólido desempenho dos Estados e municipalidades brasileiras com ratings atribuídos pela Moody's e estável ambiente operacional sob os quais funcionam”, disse a agência em comunicado. Na visão da Moody's, a recente mudança da perspectiva do rating soberano não conduz a qualquer mudança substancial no perfil de crédito destes emissores.
Segundo a agência, uma elevação ou rebaixamento do rating dos títulos do governo brasileiro poderia provocar mudanças também nos ratings desses entes federativos. Outro fator citado pela Moody’s para mudanças nas notas é a relação do nível entre dívida e arrecadação desses Estados e municípios.
Em outro comunicado, a agência revisou as perspectivas das notas dos Estados do Maranhão, Mato Grosso e Paraná, como descrito acima, mas reafirmou, em escala global, as notas. No caso do Maranhão, a Moody’s reafirmou o rating  “Ba1”. No caso do Mato Grosso e do Paraná,  reafirmou os ratings “Baa3”. “A afirmação desses ratings reflete o bom desempenho desses Estados e o ambiente estável em que operam. Na opinião da Moody, a recente mudança de perspectiva sobre o soberano não conduz a qualquer alteração substancial no perfil de crédito dos emitentes”, diz a agência.



© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/financas/3294600/moodys-reduz-perspectiva-das-notas-de-sp-ma-mt-pr-e-do-rio#ixzz2gzyyZyC2

Nenhum comentário: