quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Foguete de treinamento vai ser lançado nesta quinta-feira, em Alcântara

                          

 
por Maurício Araya
 
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza, nesta semana, a “Operação Falcão II” visando o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB). O FTB é um veículo de fabricação nacional lançado, tanto do CLA, quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN), com o objetivo de realizar o treinamento das equipes envolvidas com as atividades de lançamentos, bem como verificar todos os sistemas e equipamentos utilizados nos lançamentos (computadores, antenas, radares, softwares, dentre outros).
 
O lançamento do FTB está previsto para ocorrer na tarde desta quinta-feira (8), e será acompanhado por 90 professores das redes públicas de ensino federal, estadual e municipal no Maranhão. Acompanharão, também, o lançamento parte do efetivo do CLA e professores da Escola Caminho das Estrelas (ECE), ligada ao Comando da Aeronáutica e que ministra o ensino fundamental a servidores do Centro e moradores de Alcântara. Todos professores participam da 7ª edição do “Escola do Espaço”, evento organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), e que ocorre até esta sexta-feira (9), no CLA.
“Escola do Espaço”
O curso “Escola do Espaço” chega a sua sétima edição com a proposta de disseminar a atividade espacial no ambiente da sala de aula. Esta edição ocorre no CLA, com atividades de capacitação para professores e educadores da rede pública de ensino nas áreas de astronomia e astronáutica. Ao longo da semana participam da capacitação 90 professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), da rede pública estadual de ensino do Maranhão, rede municipal de ensino de São Luís e Alcântara, da Escola Caminho das Estrelas ligada ao Comando da Aeronáutica e ao CLA, servidores do Centro e do Museu Casa Histórica de Alcântara.
Foto: Arquivo/Divulgação/CLA.

Nenhum comentário: