sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Empresa do Maranhão abre filial na África

 
2R Serviços Técnicos gerenciará segurança e saúde ocupacional em obra de ferrovia da Vale em Moçambique.
 
A empresa maranhense 2R Serviços Técnicos, que atende a companhias de porte, como Vale, Alcoa e Votorantim, expandiu seus negócios além do continente americano, ao abrir, este ano, uma filial na África, na cidade de Maputo, em Moçambique, onde será responsável pela Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) da obra de mais de 600 km da ferrovia Malawi-Nacala.
Segundo o diretor do Grupo 2R, João Ernesto Rodrigues, que desde maio deste ano tem feito constantemente a ponte aérea São Luís- Moçambique, a abertura da filial na África foi motivada por um convite da Vale para a empresa gerenciar a obra da ferrovia, investimento da mineradora visando o transporte de carvão. “Devemos gerenciar Segurança e Saúde Ocupacional de 50 empresas contratadas da Vale que trabalharão na obra”, disse.
A 2R está concluindo a contratação de mão de obra para a filial na África – serão engenheiros, técnicos, médicos e enfermeiros especializados em segurança do trabalho do Brasil, Portugal e de Moçambique –, além de toda a logística necessária para a realização dos serviços, como equipamentos e veículos. As atividades da empresa no gerenciamento da obra devem começar ainda este mês.
João Ernesto Rodrigues revelou que a realização desse serviço na África é um grande desafio, pois há a dificuldade da contratação de profissionais especializados e também pela questão de idioma, pois pessoas de diversos países trabalharão na obra, além da diversidade de dialetos existentes nas cidades cortadas pela ferrovia.
A 2R Serviços, que integra um grupo formado ainda pelo Centro de Medicina Ocupacional,
MedCenter, e Instituto Nacional de Educação e Desenvolvimento (Inaed), que é associado à Fundação Dom Cabral, foi criada em 1996 e teve como primeiro cliente a Alcoa, para atuar na gestão de segurança de obras da Alumar.
Hoje, reunindo um quadro de 150 empregados no Maranhão, a 2R atua no país no gerenciamento de grandes obras, tais como viadutos, lagos de resíduo, refinaria, subestações, portos, ferrovias, siderúrgicas e mineração. Também presta consultoria, cursos, treinamentos, implantação e auditorias de processos de Gestão de SSO em vários países da América do Sul.

Nenhum comentário: