sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Estado se consolida como nova fronteira na produção de energia

Segundo o secretário Ricardo Guterres, o setor recebe muitos investimentos.

 
O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, afirmou que durante reuniões que manteve antes e depois de sua posse em uma das vice-presidências do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia (FNSE), ontem, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, em Brasília, ficou bem evidente que o Maranhão é a grande fronteira para a produção de energia nos próximos anos no Brasil.
“O Governo Federal, secretários dos demais estados, técnicos especializados e empresários são unânimes em apontar o Maranhão como a nova área de desenvolvimento do Brasil nos próximos anos. E nós devemos estar abertos para a oportunidade”, afirmou Ricardo Guterres.
As oportunidades são mais visíveis na exploração de petróleo e gás nas Bacias do Parnaíba (terrestre) Pará-Maranhão e Barreirinhas (marítimas), no grande potencial eólico do Litoral do Maranhão, o segundo maior do Brasil, e nas grandes possibilidades no campo hidrelétrico. “São inúmeras as possibilidades, muitas já sendo efetivas, como os parques eólicos nos municípios de Paulino Neves e Tutoia. Com a celeridade da política pública de apoiar estes investimentos, aponta-se para um futuro promissor”, afirmou Guterres.
Ele destacou, também, a possibilidade de incrementar a oferta de energia solar para o consumo interno em residências e empreendimentos comerciais e indústrias e na instalação em povoados remotos como ilhas e comunidades tradicionais de quilombolas e indígenas.

Posse - A solenidade de posse contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o senador Flexa Ribeiro (PA), o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, além de empresários e pesquisadores e técnicos da área de energia.
Ricardo Guterres foi um dos principais articuladores da eleição do colega, secretário de Energia do Estado do Pará, Nicias Ribeiro, para a presidência do fórum, por meio de contatos com secretário estaduais do Nordeste.
O FNSE, segundo Guterres, ganhou muita força nos últimos anos, pois participa como membro de diversas instituições e instâncias deliberativas, como o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), presidido pela presidente Dilma Rousseff e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). “O Maranhão, por estar se consolidando cada vez mais como um grande produtor de energia, está presente no fórum e nessas comissões”, enfatizou.

Nenhum comentário: