segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Casarões de São Luís podem ser restaurados a partir deste mês

    Por Nedilson Machado

 SãoluisBLOG
Breve, casarões seculares como este, no Centro Histórico, serão restaurados para servirem de instituições que valorizem a cultura e a história maranhense.

Li ainda pouco, no site da Panrotas, uma notícia que muito me alegrou e, por essa razão, transmito aos internautas que sempre acompanham este blog e, como o seu titular, são apaixonados pela nossa Ilha do Amor.
Segundo o site, as obras para a restauração dos cerca de 3,5 mil casarões coloniais de São Luís devem começar ainda neste mês.
Apoiada pelo IPHAN e beneficiada pelo PAC do Turismo, a capital maranhense espera investimentos de R$ 159 milhões. O repasse da verba já está em fase final e só aguarda a assinatura da presidente Dilma Rousseff.
“Os casarões serão restaurados e está prevista a instalação de universidades, museus e outros pontos de apoio fundamentais para o fortalecimento da história maranhense”, revela o secretário Municipal de Turismo, Luís Carlos de Assunção Lula Fylho.
Um termo de compromisso, nesse sentido, foi assinado no último dia 10 de junho pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Maranhão, Kátia Bogea.
O termo cooperativo visa, ainda, promover o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico. Entre as ações do Programa, estão a conservação do Teatro João do Vale e a restauração da fachada de azulejo do sobrado da Praça João Lisboa.
SãolUisblog2
Lembrando que o Centro Histórico de São Luís recebeu, em 1997, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (Fotos divulgação)

Nenhum comentário: