segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Serviços técnicos para ampliação do aeroporto de São Luís são iniciados

Para que o canteiro de obras seja montado no aeroporto, serão feitas a limpeza de obstáculos, demolição e a retirada de camada vegetal, entre outros.

 
 
Os serviços de ampliação do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, se iniciaram ontem, com a instalação da empresa responsável pela obra no local. No sábado, dia 3, terminou o prazo de três meses da assinatura da ordem de serviço para a elaboração dos projetos de instalação de quatro módulos operacionais no aeroporto da capital maranhense. A ampliação tem prazo previsto para 12 meses, sendo entregue em julho de 2014, quando será realizada a Copa do Mundo.
Nesta semana, serão feitos os serviços técnicos iniciais para a execução da obra. Para que o canteiro de obras seja montado no aeroporto, serão feitas a limpeza de obstáculos, demolição e a retirada de camada vegetal, entre outros serviços.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) assinou a ordem de serviço no dia 3 de maio. Depois disso, foi dado prazo de 90 dias para a empresa contratada, a Marcozzi Construções Ltda., realizar os detalhamentos técnicos dos projetos.
A execução dos serviços dependia também da concessão da Licença Ambiental de Instalação (LAI) pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, que ocorreu no dia 10 de maio.
A obra prevê a ampliação do terminal de passageiros com módulos operacionais de desembarque, embarque e saguão. Serão quatro módulos operacionais, que são estruturas de rápida instalação.
O módulo de embarque deve ser instalado ao lado do antigo prédio da administração e o de desembarque ao lado do atual terminal de passageiros. Já os módulos de check-in e check-out serão instalados respectivamente na frente e atrás do antigo prédio administrativo.
Entre as melhorias das novas estruturas estão novos sanitários e duas novas esteiras de restituição de bagagem. Com os módulos, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil metros quadrados para 11,1 mil metros quadrados.
O investimento de R$ 14,7 milhões vai ampliar a capacidade do terminal em 1,6 milhão de passageiros, passando dos atuais 3,4 milhões para 5 milhões de usuário ao ano. Em 2012, o aeroporto registrou 1,9 milhão de embarques e desembarques. A previsão da Infraero é de que a instalação dos módulos operacionais seja concluída no segundo semestre de 2014.
Além dessa, outra obra está prevista para o aeroporto de São Luís. A reforma do terminal de passageiros está em etapa de ação preparatória e deve ser entregue em maio de 2014. Serão feitos os serviços de instalação do forro no saguão, de construção da segunda via frontal ao terminal, de ampliação do estacionamento e de implantação de duas pontes de embarque.

Este ano foi de queda na movimentação


Apesar do início das obras de ampliação do aeroporto de São Luís, o terminal de passageiros enfrenta sucessiva queda na movimentação de passageiros, conforme dados da Infraero. De janeiro a abril deste ano 104.535 passageiros deixaram de embarcar ou desembarcar no aeroporto ludovicense, o que representa uma redução de 15,73% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados da empresa.
Essa redução foi um reflexo da diminuição da quantidade de voos operados diariamente no terminal de passageiros, passando de 26, em 2012, para 19 voos domésticos em 2013. Um total de 19.104 voos operou no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado no ano passado pelas quatro companhias aéreas que atuam na capital: Gol, TAM, Trip e Azul.
Os voos da TAM 3351 e 3350, que fazem a ligação direta entre São Paulo e São Luís, deixarão de operar a partir deste mês, fazendo com que haja uma queda mais acentuada na movimentação de passageiros. O voo 3351 parte do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado para Guarulhos e o 3350 parte de Guarulhos para São Luís.
A queda na movimentação dos passageiros começou a ser percebida em 2012, quando, apesar do aumento em relação a 2011, o número de operações ficou abaixo da média esperada pela Infraero. A expectativa era de que 2 milhões de usuários passassem pelo aeroporto de São Luís, mas o registro somou 1.991.223 pessoas.

Nenhum comentário: