segunda-feira, 5 de agosto de 2013

"Lençóis Jazz e Blues Festival" lota Avenida Beira-Rio, em Barreirinhas

Estima-se que só na noite de sábado (3), cerca de 2,3 mil pessoas tenham prestigiado o evento.

Na Mira, com informações da assessorial
 
Divulgação
 
V Lençóis Jazz e Blues Festival lota Avenida Beira-Rio em Barreirinhas.
SÃO LUÍS - A edição de 2013 do Lençóis Jazz e Blues Festival surpreendeu todas as expectativas da produção do evento. Estima-se que só na noite de sábado (3), cerca de duas mil e trezentas pessoas tenham prestigiado o evento. Artistas como o americano JJ Jackson, Roberto Ricci, Igor Prado e Yamandu subirão ao palco e encantaram o público formado por pessoas de várias partes do mundo e moradores da cidade.O americano JJ Jackson fez um show cheio de swing, improvisos e empolgou a plateia. Roberto Ricci apostou na cultura maranhense e impressionou os estrangeiros intercalando velhas canções com toadas de bumba meu boi . Yamandu foi o terceira atração a subir ao palco. Com um repertório eclético, muita simpatia e talento impressionou o público. Quem o viu pela primeira vez entendeu o porque ele é considerado um dos maiores violonistas do Brasil. Yamandu também ficou encantado com a beleza dos Lençóis Maranhenses e não poupou elogios a Barreirinhas e ao festival. “Um lugar esplendoroso como esse merece um festival com esse”, elogiou.
A segunda noite do festival também teve muito blues e soul com a apresentação de Igor Prado e banda. Foi a primeira vez que o paulistano de São Caetano, Igor Prado, subiu em um palco brasileiro após vinte e cinco dias viajando em turnê pela Europa. No repertório, canções do CD premiado em dezembro do ano passado nos Estados Unidos intitulado “Blues e Soul Sessions”. O guitarrista Igor Prado chamou à atenção do público não só pelo talento, mas também por ser canhoto e tocar o instrumento com as cordas invertidas. Igor e banda colocaram todo mundo para dançar e também ficaram impressionados com a receptividade do público.
Na primeira noite, sexta-feira (2/8), a programação do V Lençóis Jazz e Blues também foi impecável. Contou com quatro atrações. Trio Veredas (Brasília), Márcio Glam e banda (MA), Carlinhos Veloz (MA) e a dupla Criolina (MA). Teve um pouco de tudo. Do som instrumental do Trio Veredas, a delicadeza das canções de Veloz, passando pelo rock astral de Márcio Glam que tocou clássicos desse gênero musical, pela voz potente de Otília Ribeiro que encarnou Janes Joplin encerrando com o repertório eclético e dançante da dupla Criolina que fez um show dançante e muito bem humorado.
Hoje, encerrando o festival, subirão daqui a pouco ao palco, o grupo de Florianópolis A Corda em Si, Glad e Babi Mendes.
Economia
O Festival de jazz e Blues, aberto ao público, também aqueceu a economia de Barreirinhas. Desde sexta-feira (2) até, hoje, domingo (4) a cidade de Barreirinhas, a 230 km da capital maranhense e portal dos Lençóis Maranhenses está lotada. O evento, além de proporcionar ações musicais, de ecoturismo e de educação também movimentou o comércio local, o setor de transportes (táxis, moto-táxis, ônibus e vans) e a rede hoteleira da região. Hotéis, restaurantes e agências de viagem comemoram o sucesso do evento que este ano foi aberto ao público pela primeira vez.
“Este festival aberto está sendo um marco e daqui para frente deve se tornar um evento onde a cidade vai ser tremendamente beneficiada.” conta o secretário municipal de Turismo de Barreirinhas, Sérgio Dória que ainda adianta uma série de obras que a cidade ganhará nos próximos seis meses, tais como a reforma da Beira Rio, sinalização turística, interligação com o município de Paulino Neves e com a liberação de R$ 1,5 milhão do Governo Federal será feita a recuperação e urbanização de Mandacaru e Atins e a finalização do aeroporto: “Estamos dedicando todos os nossos esforços para a liberação do aeroporto, estamos convictos que dentro de 60 dias isso vai acontecer.”, revela o secretário.
Na Pousada Murici, a taxa de ocupação neste fim de semana era alta. Alguns hóspedes que ficariam apenas dois dias na cidade resolveram estender a estadia para todo o período do festival.
Sousa, dono de uma agência de receptivo na cidade, disse que o festival está aquecendo o comércio local e vai favorecer muito o turismo à medida que permanecer no calendário da cidade: “Já estamos começando a trabalhar a divulgação de venda de pacotes para o festival do ano que vem.”, conta o empresário que está há oito anos no mercado local e gera cinco empregos diretos e 20 indiretos, além de contar com uma estagiária intercambista da Alemanha.
Para a equipe de produção do festival o evento superou todas as expectativas. O evento que é notícias em vários veículos do Brasil e, em revistas voltadas para o turismo como a Tam nas Nuvens, da companhia aérea Tam, parceira do evento, só tende a crescer.
“Nós realizamos uma programação de alto nível, realizamos oficinas para estudantes das escolas públicas, estimulamos a prática do esporte com o apoio da CaiaClube SLZ que fez uma remada linda no rio Preguiças, enfim. A gente está apresentando para o público novas possibilidades musicais e a música abre a mente das pessoas. Nós estamos, com o festival, estimulando a educação, a cultura e colaborando também com o desenvolvimento econômico da região e isso nos deixa muito felizes. A gente espera que os gestores públicos e da iniciativa privada apoiem, cada vez mais, esse projeto que não tem partido político. É do povo do Maranhão e do mundo”, destacou Tutuca Viana, realizador do evento.

Nenhum comentário: