sábado, 10 de agosto de 2013

Cancelamento de voos causa prejuízos financeiros para os empresários, diz sindicato

 
Em ofício enviado ao aeroporto de São Luís, Sindicato quer saber o motivo da retirada de sete voos diários.
 
O cancelamento de sete voos domésticos diários no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, no bairro do Tirirical, em São Luís, está causando reações na sociedade civil organizada. No início do mês, o presidente do Sindicato da Indústria de Construção Pesada do Estado do Maranhão (Sincopem), José Ribamar Barbosa Belo, enviou um ofício para a superintendente do aeroporto ludovicense, Maria do Perpétuo Socorro Ferreira, pedindo explicações sobre o cancelamento dos voos que operavam no terminal de passageiros.
De acordo com o presidente do Sincopen, o cancelamento está causando prejuízos financeiros para os empresários locais e, consequentemente, queda de produtividade no setor. No documento, o sindicato ressalta que o Maranhão experimenta um momento de crescimento econômico em diversos setores produtivo, o que torna incompreensível o cancelamento dos voos.
"Os impactos do cancelamento são negativos em todos os sentidos, para a indústria, comércio, agronegócios e diversos setores. Há prejuízos financeiros por causa da situação. É lamentável, pois os empresários maranhenses não estão sendo mais respeitados", desabafou o presidente do Sincopem.

Cancelamento - Ano passado, 26 voos domésticos operavam diariamente no terminal de passageiros e, a partir deste mês, 19 vão operarar. Com essa retração, o número de passageiros que embarcam e desembarcam no terminal na capital maranhense também tem redução.
Um total de 19.104 voos operou no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado no ano passado pelas quatro companhias aéreas que atuam na capital: Gol, TAM, Trip e Azul. Apesar de esse número ser maior que o registrado em 2011, a alta foi pequena: pouco mais de 2%.
A assessoria de comunicação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que a empresa é responsável por promover a estrutura adequada para o embarque e desembarque de passageiros, o pouso e a decolagem de aeronaves e a manutenção de diversos outros serviços aeroportuários.
Informou também que o cancelamento e a inserção de voos é uma decisão exclusiva das companhias aéreas, que enviam protocolos para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) solicitando essa operação.

Saiba mais


Enquanto há redução de voos e com isso diminuição do número de passageiros embarcando e desembarcando em São Luís, o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado passa por obra de ampliação iniciada no dia 6, com a instalação da empresa responsável pela obra no local. A ampliação tem prazo previsto para 12 meses, sendo entregue em julho de 2014, quando ocorrerá a Copa do Mundo. A obra prevê a ampliação do terminal de passageiros com módulos operacionais de desembarque, embarque e saguão. Serão quatro módulos operacionais, que são estruturas de rápida instalação. O módulo de embarque deve ser instalado ao lado do antigo prédio da administração e o de desembarque ao lado do atual terminal de passageiros. Já os módulos de check-in e check-out serão instalados respectivamente na frente e atrás do antigo prédio administrativo. Entre as melhorias das novas estruturas estão novos sanitários e duas novas esteiras de restituição de bagagem. Com os módulos, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil metros quadrados para 11,1 mil metros quadrados. O investimento de R$ 14,7 milhões vai ampliar a capacidade do terminal em 1,6 milhão de passageiros, passando dos atuais 3,4 milhões para 5 milhões de usuário ao ano.

Nenhum comentário: