sábado, 10 de agosto de 2013

190 anos de Gonçalves Dias são celebrados com eventos

Homenagens começam hoje e prosseguem até terça-feira.
 
Ricardo Alvarenga e Anele de Paula
Da equipe de O Estado
Hoje, no Palácio Cristo Rei, serão lançadas duas obras, alusivas ao trabalho primoroso do poeta maranhense, Antônio Gonçalves Dias: Mil Poemas para Gonçalves Dias e Ilha do Amor, organizados por Dilercy Adler e Leopoldo Gil Vaz. Os livros serão lançados às 19h10, no dia em que o poeta completaria 190 anos de nascimento. A aprogramação, no entanto, será oficialmente lançada antes, às 9h, no mesmo local.
Além do lançamento dos livros, uma vasta programação foi montada e acontecerá em São Luís, Caxias (cidade onde o poeta nasceu, em 10 de agosto de 1823) e Guimarães, onde faleceu no naufrágio do navio Ville de Boulogne, em 3 de novembro de 1864. O evento está sendo promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), pela Federação das Academias de Letras do Maranhão e pela Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão e do Brasil.
Hoje, na programação de abertura, está a apresentação da Banda do 24º Batalhão de Caçadores, além do lançamento da pedra fundamental do Memorial Gonçalves Dias, que será instalado no mirante do Palácio Cristo Rei. No evento, pela manhã, também será criada a Academia Ludovicense de Letras, às 10h30.
Alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Escola Paroquial Frei Alberto foram envolvidos nas comemorações de hoje. Eles farão leituras e declamações de grandes poemas de Gonçalves Dias, apenas um prefácio para a mesa-redonda sobre a vida e obra do poeta.
A mesa, que acontece às 18h10 no Palácio Cristo Rei, será formada pelo pesquisador Weberson Fernandes Grizoste, do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, da Universidade de Coimbra, Portugal, e por Edmilson Sanches, da Academia Imperatrizense de Letras e colaborador de O Estado.
Após a mesa acontece o lançamento das antologias Mil Poemas para Gonçalves Dias e Ilha do Amor, obra que resgata os trabalhos de Gonçalves Dias e Ana Amélia. O evento será encerrado com a entrega das Comendas Gonçalves Dias.
Das obras que serão lançandas, uma foi inspirada na antologia Mil Poemas a Pablo Neruda. “A ideia vem do Chile. Nasceu por ocasião da comemoração do aniversário de 107 anos do grande poeta Pablo Neruda, em julho de 2012, quando entre outras atividades foi lançada a antologia Mil Poemas a Pablo Neruda, organizada por Alfred Asís. Nessa ocasião, surgiu a ideia da organização de uma antologia e homenagem dessa natureza para um poeta brasileiro”, lembrou Dilercy Adler, sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
Em toda a sua programação, o evento pretende apresentar a vida e a obra de Gonçalves Dias, reconhecendo a importância das motivações que caracterizam a sua obra, tais como o romantismo, o nacionalismo e dentro deste a valorização dos povos que iniciaram a história do nosso país.
No domingo, a programação se concentra na cidade de Caxias e começa às 16h, com visitas ao Espaço Cultural Gonçalves Dias e às ruínas do Forte da Balaiada.
No Morro do Alecrim, acontecerá o descerramento de uma placa em homenagem ao poeta. De lá também sairá a Caminhada Gonçalvina em direção à Praça do Pantheon, onde acontecerá uma queima de fogos. O ponto final da caminhada é a Praça Gonçalves Dias, onde serão feitas várias apresentações culturais, como bandas de música, execução do hino em alusão aos 190 anos de Gonçalves Dias, coral e encenação humorística da peça poética Ainda uma vez Adeus, além da entrega de comendas, encerrando com apresentações de danças populares e grupos de bumba meu boi. Já na segunda e terça-feira, as programações acontecerão na cidade de Guimarães.

Festa - Na cidade onde o poeta nasceu, hoje também haverá programação alusiva à data promovida pela Prefeitura daquela cidade. As comemorações começam a partir das 18h, na praça que leva o seu nome. Segundo um dos organizadores do evento, o professor Givaldo Quinzeiro, está programado um recital de poemas de Gonçalves Dias que serão declamadas tanto pelos estudantes da escola que leva o nome do poeta quanto por escritores e poetas caxienses. “Na verdade, o evento de hoje é o ápice das comemorações, que já começaram desde o início da semana. Os estudantes participaram de palestra sobre a vida e obra do autor e também de uma caminhada pelas ruas da cidade para lembrar e convidar a população para o evento de hoje”, explicou Givaldo Quinzeiro.
Além das comemorações em Caxias a Prefeitura de Aldeias Altas tem um projeto de recuperação da casa onde nasceu o poeta nas matas do Jatobá(hoje pertencente ao município de Aldeias Altas) e também a construção de um memorial em sua homenagem. Atualmente, o projeto está em tramitação no Ministério da Cultura.

Mais


Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, interior do Maranhão, no dia 10 de agosto de 1823. Era mestiço, filho de um comerciante português com uma cafuza. Estudou Direito em Coimbra, e foi lá que conheceu alguns dos grandes escritores românticos portugueses, com quem estabeleceu relações importantes para a sua formação intelectual como poeta. Ainda em Portugal, escreveu sua famosa poesia Canção do exílio, a qual mostra o saudosismo do autor em regressar ao Brasil. Após sua formação em Portugal, ele volta ao Brasil e aqui conhece uma das pessoas que mais lhe motivou em seus poemas, Ana Amélia, por quem foi muito apaixonado. No entanto, a mão da jovem é recusada pelo fato de Gonçalves Dias ser mestiço. Por causa de uma doença, o poeta regressou para a Europa em busca de tratamento. Em sua volta pra o Brasil, em 1864, o poeta morre no litoral do Maranhão, no naufrágio do navio Ville de Boulogne, no dia 3 de novembro.

Serviço


• O quê
Programação pelos 190 anos de nascimento de Gonçalves Dias
• Quando
De hoje até terça-feira (13)
• Onde
Nas cidades de São Luís, Caxias e Guimarães

Nenhum comentário: