sábado, 10 de agosto de 2013

Maranhão é de novo incluído em leilão da ANP para a exploração de gás e petróleo

Na 12ª Rodada de Licitações, a ser realizada em novembro, dos 240 blocos em oferta, 32 são em área terrestre maranhense da Bacia do Parnaíba.

 
Ribamar Cunha
Subeditor de Economia
 
Em decorrência de seu potencial para a exploração de petróleo e gás natural, o Maranhão é novamente incluído em leilão da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na 12ª Rodada de Licitações, dos 240 blocos em oferta, 32 são em área terrestre maranhense da Bacia do Parnaíba, abrangendo 23.459,66 km².
Desde que a OGX descobriu gás natural na Bacia do Parnaíba, cresceu o interesse não somente da ANP como também de empresas do setor em explorar a área. Exemplo foi a 11ª Rodada de Licitações, realizada em maio deste ano, quando os 20 blocos ofertados foram todos arrematados, totalizando bônus de assinatura no valor de R$ 119.402.294,00.
Os blocos foram disputados por OGX, Petra Energia, Ouro Preto, Petrobras/Petrogas, Sabre, Imetame e Geopark. Somente a Petra Energia, que arrematou nove blocos, sendo quatro em áreas do Maranhão e cinco no Piauí. OGX e Petrobras/Petrogas levaram quatro blocos, cada. Juntamente, com Ouro Preto Sabre, essas cinco empresas irão investir R$ 777.656.200,00 nos 20 blocos, nos próximos cinco anos.
A bacia, também considerada nova fronteira, localizada numa área de 680 km², distribuídos pelos estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins, Ceará e Pará, já produz 4,5 milhões de m³ de gás natural, no campo de Gavião Real, operado pela OGX.
O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, disse que a inclusão de novos blocos da Bacia do Parnaíba em outra Rodada de Licitações da ANP só confirma o potencial da região, já comprovado com a exploração e produção de gás natural. “O Maranhão tem se destacado na área de petróleo e gás e a nossa expectativa é de mais investimentos para o setor, com essa nova rodada”, declarou.

Bacias - Além de Parnaíba, no Maranhão, a 12ª Rodada de Licitações terá blocos em oferta em bacias sedimentares localizadas nos estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Paraná, São Paulo, totalizando 168.348,42 km² de área.
De acordo com a resolução no. 6, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), serão 110 blocos em áreas de novas fronteiras nas bacias do Acre, Parecis, São Francisco, Paraná e Parnaíba, como forma de atrair investimento para regiões ainda pouco conhecidas ou com barreiras tecnológicas a serem vencidas, permitindo o surgimento de novas bacias produtoras de gás natural e de recursos petrolíferos convencionais e não convencionais. A área desses 110 blocos é de 164.477,76 km².
Também foram incluídos 130 blocos nas bacias maduras do Recôncavo e de Sergipe-Alagoas, com o objetivo de dar continuidade à exploração e produção de gás natural a partir de recursos petrolíferos convencionais e não convencionais contidos nessas regiões. Essas áreas totalizam 3.870,66 km².

Números


32 É o número de blocos que serão ofertados na Bacia do Parnaíba,
na 12ª Rodada de Licitações
23.459,66 km² É o total da área que reúne os 20 blocos em oferta na Bacia do Parnaíba

Nenhum comentário: