sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Projetos para reforma do Centro Administrativo do Maranhão são expostos



 
A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) e o Instituto de Arquitetos do Brasil-Departamento do Maranhão (IAB/MA) apresentaram, nesta quinta-feira (8), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, os três primeiros colocados e a menção honrosa do Concurso Público Nacional de Arquitetura para o desenvolvimento do Projeto do Novo Centro Administrativo do Maranhão.

Integraram a mesa de autoridades, o vice-governador Washington Luiz Oliveira; os secretários de Estado João Guilherme Abreu (chefe da Casa Civil), Fábio Gondim (Segep), José Antônio Heluy (de Trabalho e Economia Solidária); o presidente da Comissão Central de Licitação, Francisco de Salles Baptista Ferreira; o subsecretário da Segep, Marcos Fernando Jacinto; o secretários-adjuntos de Obras Civis da Secretaria de Infraestrutura, Aparício Bandeira Filho; da Fazenda, Akio Valente Wakiyama; da Secretaria de Ciência e Tecnologia, José Ribamar Torres; e a arquiteta e presidente da IAB/MA, Carla de Azevedo Veras.


Promovido pela Segep e coordenado pelo IAB/DF, com apoio do Departamento do Maranhão (IAB/MA), o concurso foi aberto em abril deste ano e recebeu 34 projetos, entre as 69 inscrições homologadas.


“Estamos, aqui, presenciando um momento muito importante para o Estado, porque, além de oferecer uma proposta, uma solução arquitetônica para um dos projetos governamentais em execução, também inaugura um procedimento que ainda não tinha sido experimentado pelo Estado, que é a questão do concurso público para projeto arquitetônico”, destacou o secretário Fábio Gondim, na abertura da cerimônia.


Segundo Gondim, a construção do Novo Centro vai concentrar todos os órgãos num único endereço, favorecendo, dessa forma, a integração entre as secretarias, imprimindo mais velocidade ao trâmite de processos, contribuindo para a economia nos contratos de aluguel, telefonia, internet, água, luz, telefone, manutenção, limpeza, segurança, entre outros custos. “É isso que esperamos alcançar, objetivamente, com esse concurso e a execução desse projeto: mais eficiência da máquina pública e significativa economia ao Tesouro do Estado. Um estudo da secretaria calcula que a centralização da gestão deve gerar uma economia anual de, aproximadamente, R$ 4 milhões de reais. Além disso, haverá redução de despesas e serviços administrativos”, ressaltou o gestor da Segep.


O vice-governador do Estado, Washington Luiz, destacou o empenho de Fábio Gondim e de toda a equipe. “Parabéns pelo esforço e o entendimento de uma concepção inovadora que é, exatamente, fazer esse concurso público para definir um projeto que tivesse a participação mais ampla, mais transparente, mais consistente possível para que nós pudéssemos implementar esse projeto, que foi uma decisão da governadora Roseana Sarney, e entender a importância da administração pública num momento de um Estado moderno como precisamos e pretendemos construir no Maranhão”.

Vencedor

O projeto vencedor do concurso foi o do Studio Arthur Casas, de São Paulo, que se destacou, conforme a comissão julgadora, pela adoção de um partido arquitetônico consistente, que confere ao Complexo Administrativo do Estado do Maranhão grande representatividade, sobretudo, expressivo valor simbólico. A proposta da equipe paulista propôs um desenho que, ao mesmo tempo, conectasse o conjunto edificado e gerasse vazios, em harmonia com as pré-existências.
 
PROJETOS DE ARQUITETOS DE SÃO LUÍS, que participaram do concurso

Autor/Coordenador: Bruno Charles Oliveira Sousa

Cidade: São Luís - MA

Co-Autor(es): VANGUARDIAN ARQUITETOS


Autor/Coordenador: Domingos José Soares de Brito

Cidade: São Luís - MA


 
Autor/Coordenador: César Cardoso Henrique – Arquiteto

Cidade: São Luís - MA

Co-Autor(es): Marcus Gusmão Ferreira Santos Silva - Arquiteto; Ronald Almeida Silva - Arquiteto; Fabiana Aquino Moraes Rego - Arquiteta; Caroline Buhatem – Arquiteta

Colaborador(es): Guilherme Santos Castro – Estudante de Arquitetura
 

Nenhum comentário: