quarta-feira, 31 de julho de 2013

Alumar contribui há 33 anos para o desenvolvimento do Maranhão

Consórcio de Alumínio do Maranhão, instalado em São Luís, que é um dos maiores complexos de produção de alumina e alumínio do mundo.
 
Com capacidade atual para produzir 3,5 milhões de toneladas de alumina e 440 mil toneladas de alumínio primário por ano, o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) completa hoje 33 anos de instalação em São Luís. Uma história que se confunde com o crescimento e desenvolvimento econômico do estado.
Consolidada como um dos maiores complexos de produção de alumínio primário e alumina do mundo, a Alumar iniciou sua história de sucesso no Maranhão, em 1980, com o plantio da muda de um ipê amarelo e o lançamento da pedra fundamental, simbolizando um novo momento para a indústria maranhense.
Formado pelas empresas Alcoa, BHP Billiton e RioTinto Alcan, a Alumar, três anos depois do lançamento da pedra fundamental, recebeu o primeiro navio, inaugurando o Terminal Portuário, com o descarregamento de bauxita, matéria-prima para a produção de alumina.
 
 
 
No ano de 1984, o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) iniciou oficialmente suas operações, com a partida da fábrica da refinaria, com capacidade para produzir 500 mil toneladas/ano de alumina. Também entrou em operação a linha I planta da redução, com a meta de produzir 110 mil toneladas/ano de alumínio.
Em 1993, a refinaria atinge a produção de 1 milhão de toneladas/ano de alumina. Naquele ano, a Alumar recebeu prêmio de excelência ambiental da Alcoa, com o projeto de redução da emissão de fluoretos.
E é apoiada nesse conceito de sustentabilidade que a Alumar estrutura seu modelo de negócios, incorporando em seu dia a dia, critérios que asseguram o sucesso econômico, preservação ambiental e a responsabilidade social. Um dos pilares desse modelo é o Sistema de Gestão da Alcoa (ABS), que busca a melhoria contínua na qualidade do sistema produtivo: diminuindo custos, reduzindo tempo de produção e melhorando as condições de saúde, segurança e meio ambiente no local de trabalho.

Reconhecimento - Seu sistema de gerenciamento de meio ambiente é certificado pelas Normas ISO14001. Totalmente alinhadas com o mercado global, as práticas de gestão ambiental da Alumar estão integradas às práticas operacionais. Pelo seu excelente desempenho na área ambiental, a empresa vem recebendo reconhecimentos nacionais e internacionais. Ano passado, o Consórcio foi reconhecido como referência em gestão socioambiental pelo Instituto Internacional Chico Mendes.
O cuidado com a saúde e segurança dos funcionários, são prioridades no dia a dia da Alumar, cujo sistema de gerenciamento é baseado em rigorosos padrões de controle de riscos e programas de prevenção, tendo como foco a conscientização e a participação dos empregados.
A Alumar é certificada pela OHSAS 18001, grupo de normas internacionais que estabelece um padrão mundial para o sistema de gerenciamento de segurança do trabalho e saúde ocupacional. O resultado desse empenho é a satisfação e o bem-estar em um ambiente de trabalho livre de incidentes.

Nenhum comentário: