quarta-feira, 31 de julho de 2013

Parque Ambiental da Alumar instalado há 17 anos já recebeu mais de 160 mil vistantes

Parque Ambiental é prova de negócio com sustentabilidade

Instalado há 17 anos, o parque já recebeu mais de 160 mil vistantes, que participaram de atividades de educação ambiental
 
Com 1.800 hectares de área, encravado no entorno da fábrica do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), provando que é possível conciliar a atividade industrial com a natureza, o Parque Ambiental completa 17 anos com a marca de mais de 160 mil visitas de estudantes, professores, grupos das comunidades, além de funcionários e prestadores de serviços da empresa, acompanhados de familiares.
O Parque Ambiental, que recebeu investimentos de US$ 600 mil, abriga, num ecossistema formado por manguezais, mata de capoeira e matas de várzea, mais de 200 espécies botânicas e uma grande variedade de aves, mamíferos, répteis e anfíbios, incluindo espécies ameaçadas de extinção.
A estrutura do Parque Ambiental da Alumar reúne auditório, anfiteatro, oficina de educação ambiental, alojamento para pesquisadores, viveiros de mudas e área de compostagem. Também há quatro trilhas interpretativas, onde, durante a caminhada, adultos e crianças podem encontrar animais, além de fazer um fantástico passeio pela mata visitando brejos e manguezais.
Durante todo ano, são várias as ações desenvolvidas no parque na área de educação ambiental, tais como Oficinas Ambientais, Horta na Escola, Fábrica de Papel, Oficina de reutilização de Materiais e Cursos de Educação Ambiental para professores. A programação também inclui Semanas da Água, do Plantio e do Meio Ambiente, Parque Férias, Dia do Turismo Ecológico, Dia Internacional da Mulher, Semana da Criança e Circuito Socioambiental.
O diretor da Alumar, Nilson Ferraz, comentou sobre ser este o primeiro parque instalado dentro de uma unidade industrial. "Isso teve um significado muito importante, pois mostrou a nossa clara disposição de levarmos a sociedade às áreas onde operamos", frisou.

Nenhum comentário: