domingo, 14 de julho de 2013

10ª Parada Gay leva mais de 300 mil pessoas à Avenida Litorânea

 

 

10ª Parada Gay leva milhares de pessoas à Avenida Litorânea

A orla ficou tomada pelas cerca de 300 mil pessoas que participaram do evento na tarde e noite de ontem.
 
 
 
A 10ª Parada do Orgulho Gay reuniu milhares de pessoas ontem na Avenida Litorânea em São Luís. Protestos contra o preconceito e muita música marcaram esta edição do evento. O encontro teve como tema Dez Anos de Conquista e Lutas! Não precisamos de cura, precisamos de respeito e cidadania!.
Segundo a coordenação do evento, a estimativa era de que 300 mil pessoas participassem da parada. Até as 18h, a Polícia Militar não tinha um número fechado de quantos estiveram no evento.
A concentração teve início às 14h. A festa só deveria acabar à noite. Bandeiras, guarda-chuva e outros acessórios com os tons do arco-íris, símbolo do movimento gay, coloriram a Avenida Litorânea. Drag queens com roupas extravagantes, travestis com decotes exagerados e fantasias deram o tom irreverente à festa.
Entre as atrações da parada, houve shows e trios elétricos. A música eletrônica, que faz sucesso entre o público gay, foi o som mais ouvido durante o evento. O público caiu na dança.
O gogo boy Junior Maranhão se reuniu com os amigos na Parada Gay. O grupo foi fantasiado. "A Parada Gay é diversão, alegria e também movimento social. Estamos aqui para lutar por nossos direitos. A comunidade gay pede respeito e igualdade", disse. A transformista Vera Maranhão também participou do evento. "Vim marcar presença para fortalecer o Movimento LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros]", destacou.
Flávio Silva e Silva, de 36 anos, e sua filha Amanda Silva, de 18 anos, foram vestidos, respectivamente, de Vingador e Sheila, personagens do desenho animado Caverna do Dragão. "Ela veio me dar apoio. Sou gay e pai. Tenho orgulho disso", declarou.
O pastor e deputado Marco Feliciano (PSC) foi uma das figuras mais citadas na parada. No trio elétrico principal, contratado pela organização do evento, os líderes do movimento criticavam a postura do parlamentar e pediam sua saída da presidência da Comissão de Direitos Humanos.

Movimento - Um dos organizadores do evento, Airton Ferreira destacou a importância do Movimento LGBT e da Parada Gay. "O avanço é o diálogo com a sociedade. São 10 anos de Parada Gay que simboliza a luta contra a homofobia. Hoje reunimos muita gente, muitos simpatizantes. Temos o avanço da União Civil de pessoas do mesmo sexo, garantida pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Conselho Nacional de Justiça. Há planos municipais e leis estaduais de enfrentamento à homofobia", relatou.
Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, que participou do evento, o Movimento LGBT tem desenvolvido ações fundamentais para a garantia da democracia. "Todos têm direito de expressar sua fé, suas ideologias e também sua sexualidade. O Estado precisa assegurar esses direitos", declarou.
Para a estudante Nayana Coelho, a sociedade tem de respeitar os direitos gays. "Ser LGBT é normal, é comum. Todo mundo conhece um amigo, um parente LGBT. Gays são pessoas como qualquer outra", comentou.
Esquemas de segurança e de gerenciamento de trânsito garantiram o andamento do evento. Apesar disso, foram registradas pelo menos duas brigas. No momento das confusões, a organização interferia e, pelo sistema de microfone e caixas de som do trio elétrico, pedia calma aos participantes.

Número

300 mil pessoas foi a estimativa de público da 10 ª edição da Parada Gay de São Luís, de acordo com a organização do evento

Um comentário:

Anônimo disse...

pergunta: voce é gay?
nada contra só gostaria de saber