sábado, 1 de junho de 2013

Governo do Estado inicia hoje as festas juninas em São Luís

 
Festa será aberta no Arraial da Vila Palmeira; programação divulgada ontem ocorrerá na capital e em mais 19 cidades.
 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secma), divulgou ontem a Agenda Cultural, referente ao mês de junho deste ano, contendo as atrações principais do período junino, na capital maranhense e no interior do estado. A programação atualizada e completa da Agenda Cultural será encartada amanhã em O Estado. Hoje serão iniciadas as festas juninas em São Luís, com o Arraial da Vila Palmeira, que acontecerá até o dia 30 deste mês, no Parque Folclórico.
Além deste, outros 10 arraiais (Lagoa da Jansen, Centro Histórico, Ceprama, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, do João Paulo, da Liberdade, da Madre Deus e da Vila Embratel) funcionarão de 20 a 29. Além dos arraiais, também estão programados dois cortejos, nos dias 21 e 28, ambos com o roteiro Praça Deodoro – Rua Grande – Praia Grande. Também estão previstos na Agenda Cultural os Festejos de São Pedro, nos dias 28 e 29, com procissão marítima, missa na Capela de São Pedro, procissão terrestre e missa campal. Nos dias 29 e 30, a partir da 0h, os bois da Ilha encerrarão oficialmente suas apresentações e se dirigirão para o bairro João Paulo, para o encontro que durará todo o dia 30, em alusão ao Dia de São Marçal.
Além de São Luís, a programação junina promovida pela Secma se estenderá a outros 19 municípios maranhenses (Bacuri, Timon, Pinheiro, Brejo, Santa Inês, Ribamar Fiquene, Barra do Corda, São José de Ribamar, Cururupu, São Bento, Presidente Juscelino, Viana, Axixá, Humberto de Campos, Bacabeira, Itapecuru-Mirim, Cachoeira Grande, Nina Rodrigues e Fortaleza dos Nogueiras), com início previsto para o dia 13, em Bacuri, e encerramento previsto para dia 30. Os demais ainda não têm data definida para abertura.
No Teatro Artur Azevedo, também estão previstos eventos de destaque nacional, entre eles, o 24º Prêmio da Música Brasileira, que acontecerá no dia 18, às 21h. Outro evento que acontecerá no palco do teatro neste mês será o Miss Maranhão, previsto para ocorrer no dia 20, às 20h30.
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) dará prosseguimento este mês à programação do Cine Escola no Museu, que deverá ocorrer nos dias 5 e 19, a partir das 14h, e nos dias 12 e 26, a partir das 9h30.

Homenagens - No Convento das Mercês, Centro Histórico, haverá o I Ciclo de Palestras sobre Literatura Maranhense, de 5 a 26 deste mês, com programação que incluirá homenagens a escritores, lançamento de livros e palestras. No Palácio dos Leões, estará aberta ao público a exposição Extraordinárias Homenagens ao IV Centenário de São Luís, que reúne acervo mobiliário, telas do século XIX, gravuras da coleção de Artur Azevedo, além de porcelanas e cristais. As visitas ocorrem de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 17h30. O agendamento pode ser feito pelos telefones 3232-9789 e 3232-9784.
A Biblioteca Pública Benedito Leite, recentemente reinaugurada pelo Governo do Estado, também terá programação neste mês, com destaque para a IV Edição Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses, que acontecerá dia 7, às 18h, além do projeto Leitura Junina, que ocorrerá no dia 27, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Também acontecerá hoje na Biblioteca Pública Municipal da Raposa e no próximo sábado (8), na Biblioteca Pública Municipal de São José de Ribamar, o projeto Livro na Praça, com exposição de livros e atividades de hora do conto, jogos literários e espetáculos de teatro infantil.
Na Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), o destaque será a finalização das inscrições do concurso literário Leitura da obra romanesca de Josué Montello. A data-limite é o dia 28. O evento visa a promoção da literatura maranhense e o incentivo à leitura pelos jovens do ensino médio.
Outra atração de grande apelo popular será o I Encontro de Grupos de Tambor de Crioula, que acontecerá no dia 18, na Praça Valdelino Célio, Praia Grande, em comemoração ao Dia Nacional do Tambor de Crioula e como parte do projeto de Salvaguarda da manifestação cultural. Ainda estão previstos recitais de música, organizados pela Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem).

Alvorada marcará início do Festejo de Santo Antônio



Tradicional evento religioso começa hoje e terá missas, largo e shows.

Religiosidade, cidadania e história vão se unir mais uma vez este ano no centro de São Luís durante o tradicional Festejo de Santo Antônio, que será realizado a partir de hoje no largo da igreja que leva o nome do santo, na Rua 13 de Maio. Com o tema Santo Antônio Pastor da Juventude, a comemoração católica homenageia o primeiro santo do triunvirato junino, completado por São João e São Pedro.
Uma alvorada reunirá nas primeiras horas de hoje a comunidade no Largo de Santo Antônio, para em seguida ser conduzida pelo padre Raimundo Meireles, a missa de abertura do festejo, às 6h30. Às 18h30 haverá reza do terço, para em seguida ser celebrada a Santa Missa com a Trezena de Santo Antônio. Haverá animação cultural com o cursilho de Cristandade e grupo dos Vincentinos.
A festa visa resgatar o antigo laço cultural e religioso que envolvia a comunidade do Centro Histórico em torno da Paróquia. Há algumas décadas, o largo era o palco de um dos maiores arraiais da capital.
A organização do festejo pretende arrecadar fundos para a restauração e manutenção do templo e captar recursos para serem aplicados na formação de novos padres.
De acordo com o padre Raimundo Gomes Meireles, a Igreja de Santo Antônio passa por uma reforma que envolve grande parte de sua estrutura, composta por elementos históricos. “Aproveitamos que o movimento aumenta no festejo para alcançar fiéis e colocar em dia as pendências materiais da igreja com a venda de produtos durante a comemoração do santo”, afirmou.

São João no Maranhão


Hoje - abertura do Arraial da Vila Palmeira, que vai até dia 30

Dia 18 - I Encontro de Grupos de Tambor de Crioula, na Praça Valdelino Célio, Praia Grande, em comemoração ao Dia Nacional do Tambor de Crioula

De 20 a 29 – Funcionamento dos arraiais Lagoa da Jansen, Centro Histórico, Ceprama, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, do João Paulo, da Liberdade, da Madre Deus e da Vila Embratel

Dias 21 e 28 – Cortejos juninos com o roteiro Praça Deodoro – Rua Grande – Praia Grande.

Dias 28 e 29 - Festejos de São Pedro, com procissão marítima, missa na Capela de São Pedro, procissão terrestre e missa campal

Dia 30 – Festejo de São Marçal


Haverá arraiais em 19 municípios maranhenses (Bacuri, Timon, Pinheiro, Brejo, Santa Inês, Ribamar Fiquene, Barra do Corda, São José de Ribamar, Cururupu, São Bento, Presidente Juscelino, Viana, Axixá, Humberto de Campos, Bacabeira, Itapecuru-Mirim, Cachoeira Grande, Nina Rodrigues e Fortaleza dos Nogueiras), com início previsto para o dia 13, em Bacuri, e encerramento previsto para dia 30. Os demais ainda não têm data de início definida.

Nenhum comentário: