sexta-feira, 31 de maio de 2013

Boi da Lua lança nono CD hoje


Manifestação que celebra em 2013 20 anos de existência apresenta hoje ao público seu mais novo disco, em festa em sua sede no João Paulo.

O sotaque de orquestra do Boi da Lua será o destaque do novo CD do grupo, que lança o álbum hoje, às 19h30, em sua sede, no João Paulo. Este é o nono disco da manifestação, que presta uma homenagem às tribos indígenas maranhenses da etnia Tupinambá.
São 12 faixas que fazem um passeio pelo auto do bumba meu boi, privilegiando composições de artistas maranhenses. As toadas são apresentadas nas vozes dos cantadores Allysson Ribeiro, Zé Paulo, Alisson Almeida, Washington Coelho e Andrea Maio que dão vida a composições como Boi da Lua na Cauda de um Cometa, de Carlos Gomes; Céu de Encantos, de Zé Paulo; Gorjear, de Allysson Ribeiro; Divina Criação, de Robson Coral; e Voz dos Arvoredos, de Luiz Moraes, são algumas das composições que integram o disco.
O Boi da Lua tem oito CDs gravados que reúnem composições de diversos compositores e poetas do Maranhão e, em especial, os artistas do João Paulo bairro de origem do boi. Os CDs formam uma coletânea que narra a história da manifestação.
O primeiro CD do Boi da Lua foi lançado em 1997 e os demais nos anos de 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2010 e 2012.

Manifestação - O Boi da Lua foi fundado em 1993 por jovens do João Paulo, que incentivados pela sra. Mirtes Rocha, já falecida, fundaram a manifestação tendo em vista a realização de eventos sociais e culturais no bairro que é conhecido por receber grupos de boi de matraca na dia de São Marçal, 30 deste mês.
Em 20 anos, o Boi da Lua foi premiado em apresentações culturais em arraiais, nas festas de São Marçal, em instituições públicas e privadas, em espetáculos, exposições no Odylo Costa, filho, no Festival de Fanfarras, entre outros.
A manifestação folclórica foi contemplada com um selo dos Correios do Brasil e recebeu o Prêmio Rádio Universidade FM, na categoria Melhor CD de Bumba Meu Boi de 2012.
Destaque por ostentar riqueza e criatividade em suas indumentárias e coreografias, o Boi da Lua incentiva a confecção de suas indumentárias pelos próprios componentes do grupo, que aprendem a arte do bordado e produção de peças artesanais tradicionais que vestem seus integrantes.
A coreografia é inspirada nas danças tradicionais do sotaque de orquestra bem como encenações do auto do bumba meu boi. Personagens como índias, índios, vaqueiros de cordão, vaqueiros de fita, vaqueiros campeadores, burrinha, cazumba, Pai Francisco, Mãe Catirina integram o grupo.
Para dar ritmo às toadas, uma orquestra composta por 130 músicos executam instrumentos de sopro e de percussão. A orquestra do Boi da Lua é composta por cinco sopros, um banjo, um violão, um contrabaixo, duas zabumbas, um tambor-onça e dois maracás.

Formação - Além das apresentações em arraias da cidade no período junino, o grupo investe na formação de seus integrantes e membros da comunidade oferecendo cursos e oficinas relacionadas com a cultura maranhense. Realiza ainda atividades de cunho educacional, cultural, de lazer e práticas desportivas ofertadas à comunidade em geral.
Atualmente o Boi da Lua é Ponto de Cultura do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura (Minc), em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Por meio do programa desenvolve o projeto Ponto de Guarnicê que tem como objetivo a formação cultural utilizando ações voltadas para organização e preparação do bumba meu boi com oficinas como arte do bordado de miçangas, canutilhos e paetês; confecção de peças artesanais de indumentárias do bumba meu boi; produção de materiais didáticos sobre a estória do Auto do bumba meu boi por meio do desenvolvimento de cursos, oficinas, seminários, palestras e apresentações das manifestações folclóricas locais.

Serviço


• O quê
Lançamento do CD Boi da Lua
• Quando
Hoje, 19h30
• Onde
Sede do grupo (Estrada da Vitória, nº 3701,
bairro do João Paulo)

CD Boi da Lua 2013 - Faixas


1.Lá vai (Compositores: Roberto Lobato e Renato Guimarães/Cantador: Allysson Ribeiro)
2.Boi da Lua na Cauda de um Cometa (Compositor: Carlos Gomes/Cantador: Allysson Ribeiro)
3.Céu de Encantos (Compositor: Zé Paulo/Cantador: Zé Paulo)
4.Gorjear (Compositor: Allysson Ribeiro/
Cantador: Allysson Ribeiro)
5.Cinco Sotaques (Compositores: Aurélio e Washington Coelho/Cantador: Allysson Ribeiro)
6.Auto do Boi da Lua (Compositor: Allysson
Ribeiro/Cantador: Allysson Ribeiro)
7.Divina Criação (Compositor: Robson
Coral/Cantador: Alisson Almeida)
8.Francesinha (Compositor: Allysson
Ribeiro/Cantador: Allysson Ribeiro)
9.Lua das Paixões (Compositores: Zé Paulo e Roberto Diniz/Cantador: Zé Paulo)
10.Apiei na Ilha Bela (Compositor: Vitor Moraes/
Cantadores: Allysson Ribeiro e Andrea Maio)
11.Caxi Caxi Two (Compositor: Augusto Bastos/
Cantador: Allysson Ribeiro)
12.Voz dos Arvoredos (Compositor: Luiz Moraes/
Cantador: Allysson Ribeiro)

Nenhum comentário: