terça-feira, 25 de junho de 2013

Cadeia produtiva do setor turístico montada para atender os visitantes da Rota das Emoções deverá crescer

72% dos negócios abertos na Rota das Emoções são de empreendedores individuais



Da quantidade de negócios abertos no Maranhão com a Rota das Emoções (percurso turístico que liga o Maranhão, Piauí e Ceará), 72% são administrados por empreendedores individuais, 14% são microempresas, 6% associações e cooperativas, 3% empresas de grande porte, outros 3% de pequeno porte e 2%, de médio porte. Esses empreendimentos geraram, em oito anos, 958 empregos diretos. Destes, 34% com carteira assinada. Os dados foram divulgados semana passada, em São Luís, durante evento realizado em parceria entre o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério do Turismo (MTur).
De acordo com o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto, a cadeia produtiva do estado, montada para atender os visitantes da Rota das Emoções, deverá crescer ainda mais.
"Estamos trabalhando com uma expectativa positiva, ou seja, de estimular no Maranhão a abertura de quase 150 novas empresas, por meio do estímulo ao pequeno e médio empreendedor, até 2015. Para isso, ampliaremos nossa linha de crédito e estimularemos a elaboração de projetos que visem ao desenvolvimento econômico, não somente do Maranhão, por meio da Rota das Emoções, como também dos demais estados que integram o eixo", informou.
A direção nacional do Sebrae informou que, desde a criação da Rota das Emoções, em 2005, 132 empreendimentos foram criados em municípios do estado, entre restaurantes, hotéis e outros, graças ao aumento progressivo do número de visitantes. Desse total, 40% estão concentrados na cidade de Barreirinhas (a 265 quilômetros de São Luís). Segundo o Sebrae, a meta até 2015 é estimular a abertura de, pelo menos, 145 empresas.

Pacotes - De 2005 a 2012, o faturamento por meio da aquisição de pacotes turísticos para os destinos da Rota das Emoções foi de R$ 35,947 milhões. No ano passado, houve aumento de 45% no fluxo de visitantes nos três estados envolvidos no trecho, elevando em 12% a taxa de crescimento da rede hoteleira da Rota das Emoções, que desde a sua consolidação, estimulou a abertura de 6.748 empregos diretos e criou 1.100 produtos. Deste total, 75% são legalizados.
Segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira, parcerias com o Sebrae serão mantidas. "Temos como missão contribuir com o desenvolvimento do país por meio do incentivo ao turismo. Isso está sendo feito na Rota das Emoções, já que os números demonstram o nítido interesse para a criação de empresas na região, em especial no Maranhão", afirmou o ministro.

Mais


Dos 132 empreendimentos criados no Matranhão, por meio da Rota das Emoções, 40% estão situados em Barreirinhas
R$ 35.947.700,00 foi o faturamento calculado, de 2005 a 2012, por meio da aquisição de pacotes turísticos para os destinos da Rota das Emoções

Nenhum comentário: