terça-feira, 25 de junho de 2013

O Arraial da Lagoa foi embalado por sete atrações, sendo seis grupos de bumba meu boi e o show do cantor Betto Pereira.

 

Animação marcou a véspera de São João nos arraiais da cidade

.
Evandro Júnior
Da equipe de O Estado
 
A véspera de São João foi marcada por muita animação nos arraiais de São Luís. Em vários pontos da cidade, os grupos folclóricos fizeram suas apresentações para um grande público e exibiram a criatividade de suas indumentárias e o bailado de seus integrantes. O maior número de pessoas foi registrado no Arraial da Lagoa, mas outros terreiros, como o do Ceprama (Madre Deus) e da Praia Grande, também foram prestigiados no domingo. 
No Arraial do Ceprama, o público assistiu às apresentações dos grupos folclóricos do alto das arquibancadas, que privilegiam a visão da arena. Os instrumentistas tocaram dentro da concha acústica. Nas barracas de palha, era possível encontrar uma grande variedade de comidas típicas. A programação no arraial foi diversificada, mas os grupos de bumba meu boi deram o tom da festa. Foi o caso dos grupos Prenda de Cururupu (orquestra), Upaon-Açu, Mimoso Sonho da Terra de São Bento (orquestra), Boi Barrica (alternativo) e Pindoba (matraca). O cantor Papete também se apresentou no terreiro do Ceprama e cantou seus maiores sucessos.
Na Praia Grande, diversos pontos de apresentação atraíram os olhares dos visitantes, entre os quais estavam muitos turistas. Na Praça Nauro Machado, se apresentaram os bois Meu Tamarineiro (orquestra), de São José de Ribamar, Boi da Lua, Boi da Pindoba, Boi de Morros, entre outros. O show apresentado foi do cantor Fernando de Carvalho, que animou o arraial com repertório junino e homenagens a João do Vale. Na Casa do Maranhão, deram o ar da graça Boizinho Mirim Proteção de São João, do bairro Anjo da Guarda, bois Encanto da Ilha (orquestra), Brilho da Juventude, de Iguaíba e Capricho do Bom Jesus (baixada).

Lagoa - O Arraial da Lagoa foi embalado por sete atrações, sendo seis grupos de bumba meu boi e o show do cantor maranhense Betto Pereira. O terreiro atraiu pessoas de diferentes bairros de São Luís, que lotaram a arquibancada e também as mesas posicionadas em frente às barracas de comidas típicas. Turistas foram vistos circulando e admirando a diversidade do folclore local. “Eu estou achando a festa maravilhosa e adorando o povo desta terra. São pessoas educadas e simples e que fazem uma festa muito agradável e muito diferente. Todos os maranhenses estão de parabéns”, disse Roger Moura, turista do Rio Grande do Sul.
Para garantir que o público não esperasse muito entre as atrações, o tempo de apresentação foi cronometrado. “As apresentações ocorrem sem intervalo, para dar uma dinâmica maior ao espetáculo. Nós coordenamos a entrada e saída dos grupos folclóricos para não haver espera pelo público”, destacou o radialista João Marcos, locutor oficial do terreiro.
Nas arquibancadas, o público elogiou a organização do Arraial da Lagoa. “Em minha opinião, este é um dos melhores arraiais da cidade, principalmente pela organização e porque não ficamos esperando os grupos entrarem. Um sai e o outro vai logo entrando. Muito bom mesmo”, elogiou a instrutora de trânsito Laura Nascimento.
A primeira atração a subir ao palco foi o grupo Barriquinha, versão mirim do Boizinho Barrica e que também foi fundado no bairro Madre Deus. Depois, foi a vez do Boi da Lua, do bairro João Paulo, que exibiu indumentária na cor predominante laranja. Este ano, o grupo, composto por 135 integrantes, está homenageando as tribos indígenas tupinambás.
Às 21h, o terreiro junino recebeu o Boi Unidos de Santa Fé. Na sequência, foi a vez dos bois Meu Tamarineiro, Lírio de São João e Brilho da Ilha. O cantor Betto Pereira também estava na programação. Depois de uma temporada de shows no sul do Maranhão, iniciada no mês de maio, ele apresentou no Arraial da Lagoa repertório do novo disco, Quero Festa, com canções como Flor da Ilha, Só eu e tu e Jogo do Amor. “O Arraial da Lagoa está de parabéns e também sua programação. Acho que esse link entre os artistas locais e nacionais deveria ter acontecido há muito tempo. Eu me sinto privilegiado e feliz pelo reconhecimento do Governo do Estado, que está proporcionando esse encontro. É muito bacana ser valorizado e reconhecido pela nossa história nesse São João, que é o maior do Brasil”, avaliou Betto Pereira.

Feira - Além das atrações, o Arraial da Lagoa abriu espaço também para a Feira da Economia Solidária, que reúne grupos de associações dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar e Raposa. São mulheres que estão tendo a oportunidade de vencer o desemprego produzindo, por exemplo, com elementos reaproveitados da natureza. “Nossa associação trabalha com a fibra do buriti, da qual fazemos bolsas, sandálias e outros tipos de produtos”, contou Sheila Maria Silva Ferreira, da Associação Unidos pela Fibra, da área Itaqui-Bacanga.
O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, frisou que um dos focos dessa iniciativa é a preservação do meio ambiente. “Este trabalho, que ajuda a preservar o meio ambiente, é desenvolvido a partir do fortalecimento dos grupos produtivos e com ele descobrimos diversos talentos e muitas curiosidades”, destacou.
 

Público prestigia arraiais de São José de Ribamar


Milhares de brincantes estão comparecendo aos arraiais do município de São José de Ribamar para acompanhar as apresentações de grupos folclóricos ribamarenses. Este ano o São João ribamarense, que começou sexta-feira (21) e prossegue até o dia 29, tem como tema Tradição de Cores e Alegria.
A programação do São João 2013 de São José de Ribamar acontece nos sete arraiais oficiais – Sede (Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima), Vilas (Vila Flamengo), Matinha (sede do Bumba-Boi), Parque Vitória (Praça do Rodão), Panaquatira (Viva), Rio São João (Viva) e Piçarreira (Viva) – e em outras dezenas de terreiros juninos espalhados pela cidade e que estão recebendo o apoio da Prefeitura do município.
“Estou gostando muito da festa porque está nos proporcionando uma programação variada e com muita segurança. Além disso, as brincadeiras são genuinamente ribamarenses”, avaliou a estudante Virna Sousa, natural de São José de Ribamar e que atualmente mora em Belém.
Para garantir a segurança dos brincantes, os setores da saúde e segurança receberam ações de incremento. Além do efetivo da Polícia Militar que será deslocado para a cidade, a prefeitura contratou seguranças privados que estarão trabalhando nos arraiais.

Mais


A tranquilidade na noite de domingo também foi comprovada pelo número de atendimentos na tenda montada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Arraial da Lagoa. De acordo com o enfermeiro Daniel Borges (plantonista da noite), foram feitos apenas oito atendimentos, envolvendo casos de dores de cabeça. Algumas pessoas tiveram a pressão aferida. Por noite, ficam a postos um médico, um enfermeiro, três técnicos em enfermagem e uma ambulância.

Nenhum comentário: