sexta-feira, 24 de maio de 2013

Nove supernavios Valemax estão na costa de SL


Setor portuário da Ilha registrou 56 navios mercantes até a tarde de ontem.
 
Sites de monitoramento do tráfego marítimo registraram ontem 49 navios fundeados na Baía de São Marcos e mais sete atracados no sistema portuário de São Luís, formado pelo Porto do Itaqui e os terminais da Alumar e Ponta da Madeira (Vale). Destaque para os nove Valemax (oito fundeados e um atracado), os maiores mineraleiros do mundo, com capacidade de carga de até 395 mil toneladas, o que significa aproximadamente 3,5 milhões de toneladas de minério a serem embarcadas.
Cabe ressaltar que a frota total dos Valemax será de 35 embarcações e esta é a primeira vez na Baía de São Marcos que nove navios dessa classe se reúnem. O primeiro da série, o Vale Brasil, fez o carregamento inaugural em maio de 2011, em Ponta da Madeira. Para a mineradora, segundo informes anteriores, a chegada e fundeio dos grandes mineraleiros na costa de São Luís tende a se tornar rotina.
De acordo com o site da Vale, os supercargueiros estão programados para atracar no Píer I, onde, até ontem, estava em operação o Vale Rio de Janeiro, carregando 373 mil toneladas de minério de ferro. O atracadouro tem profundidade de até 25 metros e é utilizado para receber navios desse porte devido ao grande calado (medida da linha d'água até o fundo do navio), de 23 metros.
Entretanto, no Terminal Ponta da Madeira, há também o Píer IV, com profundidade suficiente para receber os supercargueiros. O berço sul do píer está apto à iniciar atividade e recebeu dos órgãos ambientais a licença de operação no início deste mês. Até o momento, nenhum Valemax atracou no novo píer.

Navios fundeados


ABML Eva
AM Gijon
AM Ghent
An May
Atlantic Tiger
Berge Jaya *
Brasil Maru
Calipso
Cape Alliance
Cape Flattery
Cape Northville
China Fortune
China Progress
Federal Satsuki
Frontier Bonanza
Frontier Lodestar
Gaia Pegasus
Genco Rhone
Global Harmony
Glory Express
Hydra Warrior
He Li
Hebei Challenger
Jag Aditi
KM Kobe
Laiwu Harmonious
Mineral Hokkaido
Nogat
Ore Salvador
Orient Angel
Pacific Explorer
Paradise N
Pounda
Sam Falcon
Sider Joy
Sian C
Sks Delta
Spring Sweetbrier
Stellar Iris
Stellar Queen
Stx Margaret
Sunlight Lily
Vale Carajas *
Vale Minas Gerais *
Vale Indonesia *
Vale Jiangsu *
Vale Korea *
Vale Fujiyama *
Vale Shandong *
Vale Rio de Janeiro **

(*) Valemax, (**) atracado

Nenhum comentário: