quarta-feira, 29 de maio de 2013

Cores, ritmo e toadas em DVD



Bumba Meu Boi de Morros, que completa 37 anos este ano, lançará segundo DVD amanhã, às 10h, no Cinesystem; evento terá presença de autoridades

Evandro Júnior
Da equipe de O Estado
 
A tela grande da Sala 6 no Cinesystem Cinemas, no Rio Anil Shopping (Turu), fica reservada amanhã de manhã para a dança, o ritmo e a música de um dos grupos de bumba meu boi de orquestra mais festejados nas noites de São João no Maranhão. Por volta das 10h, o Boi de Morros lançará seu segundo DVD, enfocando o espetáculo Amor: a força que move o mundo. O DVD foi gravado ano passado no Arraial da Lagoa (Lagoa da Jansen), durante a realização da festa junina Maranhão Vale Festejar e reúne 12 toadas apresentadas ao longo de uma hora de duração.
A abertura do DVD traz imagens da turnê que o grupo folclórico realizou na Europa e Ásia, cujo material será usado para a composição do terceiro DVD, que deverá ficar pronto ainda este ano. A turnê internacional englobou países como Bélgica, Holanda, França, Suíça e Coreia do Sul, entre outros. A capa do DVD traz a frase Faz você boiar. O termo boiar é um neologismo criado pela diretoria do boi para ganhar ecos nas noites de São João deste ano, nos terreiros.
De acordo com o cantador José Carlos Muniz Lobato, o termo boiar foi pensado com significados, como “ser feliz”, “festejar”, “se divertir” e “entrar na dança”. “Queremos disseminar esse termo como uma coisa positiva, um verbo que expressa alegria e que foi criado a partir do contexto do bumba meu boi do Maranhão”, explica Lobato.
A sessão especial de amanhã, que deverá ser encerrada ao meio-dia, terá na plateia integrantes do boi, familiares, convidados e autoridades municipais e estaduais, entre elas a prefeita de Morros, Francisca Silvana Alves. A recepção será feita por brincantes vestidos a caráter, pelos cantadores José Carlos Muniz Lobato e José Maria Muniz Lobato, e também por Clarissa Lobato, diretora-geral da manifestação folclórica fundada na região do Munim.

Toadas - No DVD estão toadas como Filhos do Norte, Chico e Catirina, Passando fogo, Galopando vou cantando, Guerreira Nativa, Espírito Santo, Urrou meu boi, entre outras. O álbum traz ainda um portfólio com 26 páginas, contendo imagens das viagens ao exterior, histórico do grupo e declarações de personagens que fizeram parte da história de 37 anos da manifestação. “Esse DVD está sendo apresentado também em comemoração aos 37 anos do Boi de Morros, a serem completados agora em junho. Nós estamos em festa e assim será até o término do São João”, disse Clarissa Lobato.
Após a apresentação do DVD, o grupo e seus convidados seguirão para a Associação do Cohatrac I, onde haverá confraternização regada a feijoada e seguida de ensaio técnico para a temporada junina. Os bailarinos ensaiam semanalmente, entre veteranos e os aprovados nos testes para o corpo de baile. Todos se preparam também para o batizado do boi, confirmado para o dia 9 de junho, no município de Morros, com a presença da governadora Roseana Sarney e do vereador Ivaldo Rodrigues, respectivamente madrinha e padrinho do grupo.
Conforme antecipou Lobato, a programação do dia 9 de junho em Morros terá início de manhã, com rodada esportiva com foco no ecoturismo, incluindo passeios de jetski pelo Rio Munim e tirolesa. À tarde, após o batizado, o grupo fará uma apresentação especial para os moradores da cidade e em seguida haverá show com uma banda de forró pé de serra.

Nenhum comentário: